UPF e SESC firmam parceria para realização da Jornada Nacional de Literatura

Compartilhe
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS, contarão com a parceria cultural do Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Nesta edição, a movimentação literária terá como principal característica realizar ações para envolver toda a comunidade, em especial a da cidade de Passo Fundo, num processo chamado de “jornalização”. A 16ª Jornada Nacional de Literatura é realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo.
O Sesc marcará presença no evento com um estande no Campus da UPF, além de participar de intensa programação em vários locais da cidade. Entre as ações confirmadas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc durante a Jornada, estão oficinas e palestras com escritores, sessões gratuitas de cinema, espetáculos de teatro e atividades na Unidade Sesc de Cultura e Lazer, a RecreArte.
A importância dessa parceria para a realização da Jornada foi destacada pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza. “As Jornadas Literárias formam leitores e envolvem os participantes com a leitura, a arte e a literatura. O Sesc tem uma missão muito ligada à educação e à cultura e essa parceria é extremamente relevante, já que um dos objetivos desta edição é introduzir os estudos literários às práticas culturais em uma associação cada vez mais evidente entre a literatura e as demais tendências culturais”, destacou o reitor.
Os coordenadores da Jornada, professores Miguel Rettenmaier e Fabiane Verardi Burlamaque, também enfatizaram essa união em favor da formação dos leitores. Segundo os coordenadores, “A Jornada necessita apoios interinstitucionais para que suas ações possam ser realizadas com eficiência e permanência. A formação dos leitores é uma questão que deve unir esforços, deve somar o empenho de diferentes esferas da sociedade. O Sesc é um parceiro nas mesmas referências da Jornada, ao contribuir na construção de uma sociedade mais justa, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas, dos leitores”.
Nesta edição, poderão se inscrever 2 mil adultos para a Jornada e 20 mil crianças para a Jornadinha. “Essa parceria com a Universidade é de longa data. As duas Instituições têm propostas semelhantes em prol da literatura e da cultura e estamos muito felizes em participar como parceiros culturais nesta grande ação cultural que acontecerá em Passo Fundo”, destacou a gerente do Sesc Passo Fundo, Aline Pasquetti.

Foto: Divulgação - Sesc/RS

Leia Também IMED sedia Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Pesquisas sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen UPF apresenta seu aplicativo Livro do Mês em Passo Fundo é de Simone Saueressig IMED firma convênios com universidades estrangeiras