Semana Santa: papa beija os pés dos detentos

Compartilhe

O Papa Francisco presidiu nessa Quinta-Feira Santa, 13, a Missa da Ceia do Senhor na Casa de Reclusão de Paliano, ao sul de Roma.

A cerimônia, com o tradicional rito do lava-pés, não foi transmitida ao vivo a pedido do próprio Pontífice e pela falta de condições técnicas do presídio. A visita de Francisco teve um caráter estritamente privado e teve início às 16h (hora local, 11h em Brasília).

O Papa lavou os pés de 12 detentos (10 italianos, 1 argentino e 1 albanês). Entre eles, 3 são mulheres e 1 é um muçulmano que será batizado em junho. Além disso, dois deles foram condenados à prisão perpétua, enquanto para os demais a conclusão da pena está prevista entre 2019 e 2073.

“Deus ama assim! Até o fim. E dá a vida por cada um de nós, e orgulha-se disso, porque Ele é amor”, disse Francisco aos presos. “Amar até o fim… não é fácil porque todos somos pecadores, todos temos os nossos limites, defeitos, tantas coisas. E sim, todos sabemos amar, mas não como Deus que ama sem olhar às consequências”, prosseguiu Francisco, destacando o gesto de lavar os pés como sinal de humildade e atenção a todos.

“Aquele que parece o maior, que o faça aos outros”, exortou o Papa, convidando os presos a se ajudarem uns aos outros, “cada companheiro”, porque isso é “semear amor”.

A Casa de Reclusão de Paliano é dedicada aos colaboradores da Justiça – o único do gênero na Itália. Há duas sessões – masculina e feminina – e outra sessão para os doentes de tuberculose. A capacidade é para 140 detentos.

Terceiro lava-pés numa prisão

Esta é a terceira vez que Francisco celebra este rito numa prisão. Em 2015, a missa foi no Presídio de Rebibbia, em Roma. Em 2013, o local foi o Cárcere para Menores “Casal del Marmo”, também em Roma.

No ano passado, o Papa lavou os pés dos refugiados no centro de acolhimento de Castelnuovo, município ao norte de Roma. Em 2014, a cerimônia foi no Centro Santa Maria da Providência, na periferia romana, que acolhe pessoas com deficiências.

Leia Também Paróquia São Francisco de Assis homenageia Nossa Senhora Aparecida Rádio Planalto na Festa de São Cristóvão Festa de São Cristóvão ocorre no próximo domingo Sarandi teve Festa de São Cristóvão