É Tempo de Páscoa, é Tempo de Passagem!

Postado por: Jéssica Limberger

Compartilhe

A palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pessach”, que significa passagem. Nossas vidas são permeadas por passagens: da infância à adolescência, da adolescência à vida adulta e da adultez à velhice. Independente da idade, somos convidados a refletir sobre que tipo de passagem queremos fazer, se é a passagem de um plano para a sua concretização, do desespero para a esperança, da tristeza para a alegria. Que tipo de passagem você pretende realizar nessa Páscoa?

Tão importante quanto definirmos qual mudança buscamos alcançar, é importante esperar pouco dos outros e muito da gente. Não são as datas comemorativas em si que promovem mudanças nas nossas vidas, mas sim a nossa atitude diante delas. São os nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos que vão levar às mudanças e transformações que almejamos, seja nesse período da Páscoa, seja no decorrer do dia-a-dia.

A Páscoa pode ser um momento de passagem e de transformação. Certa vez, ouvi dizer que quando chovia em algum filme, seria um sinal de transformação. Desde então, passei a observar com mais atenção esses momentos e vejo que a chuva seja realmente um bom sinal para refletirmos sobre a mudança. Para chover, é necessário que outras condições climáticas estejam disponíveis. Depois da chuva, as coisas não voltam a ser como antes, pois estão se modificando: as plantas recebem água, os asfaltos e estradas ficam molhados, as pessoas sem guarda-chuva também...

Penso que as transformações que acontecem na nossa vida também são parecidas com a chuva. Para haver uma mudança é necessário que outras condições já tenham acontecido, como por exemplo, a consciência de que é necessário mudar, a motivação para a mudança e o próprio planejamento. Depois que damos o primeiro passo e seguimos trabalhando e avançando em direção aos nossos objetivos, as coisas não voltam a ser como antes, pois estamos diferentes, estamos mudando a nós mesmos: vemos nossos objetivos sendo alcançados, buscamos uma dose extra de motivação e seguimos caminhando.

Tal como a chuva, que traz mais vida, a Páscoa também nos convida à transformação. Que você possa fazer dessa Páscoa um momento especial. Que os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos possam conduzir às mudanças que almeja. Feliz Páscoa! Feliz Passagem!

 

Leia Também A Justiça injusta 12º Domingo do Tempo Comum O legal, o justo e o moral Semana do Migrante