A partir de que idade a criança pode comer chocolate?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Nessa páscoa, você provavelmente ficou rodeado de muitos chocolates, se para um adulto é bom ganhar essa guloseima imagina para uma criança. Geralmente as crianças são o alvo da indústria que incrementam com brinquedos para atrair mais atenção e geralmente são esses que possuem um custo financeiro maior.

Mas a dúvida é sempre geral, qual a idade certa para dar chocolate a uma criança?

O chocolate é um dos produtos que fazem parte da lista de alimentos que não deve ser oferecido antes dos dois anos de idade, pois a criança não possui ainda enzimas digestivas e anticorpos para receber tal alimento.

Se introduzido precocemente, o chocolate pode favorecer manifestações alérgicas como manchas na pele, tosse e secreção em vias aéreas. O uso de doces na primeira infância favorece a mudança nas papilas degustativas da língua, alterando o paladar e induzindo a recusa de alguns alimentos não adocicados.

Se ingerido em excesso, o chocolate pode causar alterações gastrointestinais, como vômitos, constipação  intestinal intercalada com diarreia. Para prevenir tais incômodos, os pais podem  os pais podem oferecer  gradativamente na versão contendo mais cacau e portanto são tão doces e isso ajuda a estimular um paladar mais controlado.

Fique atento e sempre busque uma orientação correta de como deve ser a introdução alimentar da criança, mas se seu filho já passou dessa fase e adora essa guloseima, depende de você moderar e incluir o seu consumo que não deve ultrapassar 30 gramas por dia.

Consumo consciente é sempre a melhor escolha. Muita saúde a todos nós.

Leia Também Precisamos ser competitivos Alimentação durante o tratamento da infecção urinária Estado falha e municípios pagam a conta da saúde O cão, o trigo e o Fusca