Enfrentamento à psicofobia é tema de palestra

Compartilhe
A campanha de enfrentamento à psicofobia é reconhecida internacionalmente e estimula ações em todo o mundo que promovam a mudança de cultura. O dia 12 de abril é conhecido como o dia “D” da campanha no Brasil, e foi estabelecido pela Associação Brasileira de Psiquiatria desde 2016, a data foi escolhida em alusão ao nascimento do artista Chico Anysio, patrono da campanha contra a Psicofobia e do projeto “A sociedade contra o preconceito”.

O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes (HPBM) integra a campanha e promoveu uma palestra na última semana com o tema “A gênesis da violência e a psicofobia”. O evento reuniu acadêmicos da área da saúde e interessados no tema para discutir o preconceito, estigmatização e discriminação contra as pessoas que possuem transtornos ou deficiências mentais. A palestra foi ministrada pelo médico psiquiatra, Rogério Riffel, que destacou a importância do tratamento especializado e da conscientização da população sobre o tema.  

 Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo, aproximadamente 10% de toda a população mundial.




Créditos: Natieli Batistela (HC)

Leia Também Outubro Rosa: Hospital da Cidade promove feira de saúde neste sábado Outubro Rosa: Luiz Carlos Carvalho entrevista a Dra. Daniele Floss Pacientes em tratamento oncológico no HSVP recebem alunos da Fasurgs Toma posse nova secretária municipal da Saúde