Projeto Charão promove Resgate do Pinheiro Brasileiro

Compartilhe

Disseminando a importância do resgate e da proteção do pinheiro, o Projeto Charão do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) realizou uma nova edição do curso “Resgate do Pinheiro Brasileiro”, dessa vez em Minas Gerais. Ministraram o curso os professores Jaime Martinez e Nêmora Prestes, do ICB, a bióloga Andriele Rizzi e Roberto Tomasi, todos integrantes do Projeto Charão.
O curso Resgate do Pinheiro Brasileiro reuniu professores de cinco municípios, Itamonte, Aiuruoca, Alagoa, Baependi e Pouso Alto, cujas áreas estão no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio, parceiro do Projeto Charão na condução de atividades do Programa Nacional para a Conservação do Papagaio-de-peito-roxo. O Parque é mantido pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. Além dos professores, o curso contou com a participação de secretárias de educação.
Conforme o professor Jaime Martinez, a partir do curso, cada escola participante conduzirá, em sua comunidade escolar, atividades multidisciplinares, envolvendo várias áreas do conhecimento, tendo o pinheiro-brasileiro como elemento transversal. “Essas atividades irão culminar com a instalação de um pequeno viveiro florestal com a produção de mudas de araucária. Essas mudas serão plantadas em local definitivo em março de 2018”, comenta ele, explicando que, em abril de 2018, os participantes do curso voltarão a se reunir em um seminário para relato das atividades em cada comunidade escolar.

O curso Resgate do Pinheiro Brasileiro tem apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Foto: Divulgação

Leia Também Ecologia e Meio Ambiente discute problemática da questão animal Lago do Parque da Gare recebe limpeza para controle da vegetação Passo Fundo terá várias ações pelo meio ambiente Prosseguem trabalhos do Projeto Charão