Primeira norma técnica brasileira para cidades sustentáveis

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

O desenvolvimento sustentável de comunidades urbanas agora tem definido métodos e indicadores para orientar o desempenho de serviços urbanos com foco na qualidade de vida. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR ISO 37120:2017 publicou a primeira norma técnica para cidades sustentáveis no Brasil.

Segundo informações o trabalho de estudo e tradução da norma internacional já existente foi feito pela Comissão de Estudos Especial 268 da ABNT.  Alex Abiko, professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) da Escola Politécnica (Poli) da USP foi o coordenador da CEE 268, o qual citou que se trata de uma tradução e adaptação para a língua portuguesa da norma ISO 37120:2014 – Sustainable development of communities – Indicators for city services and quality of life. “Esses indicadores podem ser utilizados para rastrear e monitorar o progresso do desempenho da cidade no que se refere à sustentabilidade.”

A norma contém 100 indicadores de sustentabilidade urbana que menciona o tripé ambiental, econômico e social, além de outros relevantes. De certa forma há com isso um ganho muito grande, uma vez que para medir a sustentabilidade dos municípios eram necessários parâmetros e informações muitas vezes inexistentes ou sem critérios.

Em resumo a norma define que para avaliar a sustentabilidade, diferentes indicadores como, ambiente, energia, educação, economia, finanças, resíduos, saúde, lazer, transportes e outros, devem ser medidos, mas a norma não fala quando uma cidade é ou não sustentável.

Em um momento que se fala muito de sustentabilidade, atitudes e cidades sustentáveis, a NBR ISO 37120:2017 que pode ser usada tanto pelo setor público como o privado, veio contribuir muito com estudos e pesquisas acadêmicas.

É necessário promover soluções para problemas globais, levando em conta principalmente as dimensões culturais e sociais, para a aplicabilidade de metodologias de sustentabilidade condizentes com a realidade local brasileira.

 

 

Leia Também Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Bolsonaro e a esquerda Ser religiosa (o) Escute o que o outro realmente quer dizer!