Emater/RS-Ascar e SDR fazem reunião com região da Ampla

Compartilhe

Uma reunião técnica realizada nessa quinta-feira (20/04) reuniu prefeitos da região da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla), secretários municipais da agricultura, representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), lideranças e técnicos da Emater/RS-Ascar, além do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, e do presidente da Emater/RS, Clair Kuhn. A atividade, que envolveu representantes de 17 municípios, foi realizada no auditório da Faculdade de Agronomia da Universidade de Passo Fundo. Essa reunião faz parte de uma série de reuniões técnicas realizadas no Estado, visando debater alternativas para o desenvolvimento regional e municipal, além de ratificar a parceria com as prefeituras para aumentar a produção e a rentabilidade dos produtores.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, explanou sobre as ações da Instituição, sobre os programas de Estado e destacou a importância da agricultura e do agronegócio para o RS, em especial com a geração de 1,2 milhão de empregos. Kuhn salientou a necessidade de ações que gerem renda no campo, bem como da redução da penosidade no meio rural, visando à sucessão familiar. “Procurem a Emater, usem o conhecimento que a Instituição tem, pensem em ações para seus municípios, que nós somos parceiros para desenvolver”, disse Kuhn.

Na oportunidade, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, apresentou as principais ações da região, em especial dos 17 municípios que compõem a Ampla. Entre os destaques estão a cultura de grãos, conservação de solo e água, saneamento básico, plano socioassistencial e crédito rural. O gerente regional adjunto, Dartanhã Luiz Vecchi, apresentou os critérios para a elaboração dos Planos Municipais de Desenvolvimento Rural (PMDR). Também esteve presente e elogiou a iniciativa o coordenador regional da Seapi, Amadeo Oliveira.

O secretário Minetto apresentou aos participantes os eixos da SDR, sua estrutura e seus programas. “Precisamos nos unir para avançar no desenvolvimento. É uma questão política e técnica”, disse Minetto.

Na oportunidade, também foi apresentado o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, seus requisitos e passo a passo para adesão, pela médica veterinária da Seapi, Daiane Cellant.

Na opinião do prefeito de Ciríaco e presidente da Ampla, Arlindo Lopes, a reunião foi importantíssima. “Essa é a primeira oportunidade que estamos tendo na região de conversar com Emater, SDR, Seapi e municípios”, avaliou. O momento possibilitou debates e troca de informações.


Créditos: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo

Leia Também Zezé Di Camargo e Luciano animaram o domingo em Não-Me-Toque Preço da soja sobe R$ 3,00 a saca Zezé Di Camargo & Luciano no domingo em homenagem à Cotrijal Cotrijal: produtor de Coxilha ganha viagem para a Bahia e outros foram classificados