Sobre o excesso de peso da população

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Essa semana o Ministério da Saúde divulgou resultados de uma pesquisa sobre o estado nutricional da População Brasileira, e os números não foram nada interessantes.

Duas entre dez mulheres que vivem em capitais estão com excesso de peso, e quatro entre dez pessoas estão com problemas de hipertensão e outras consequências relacionadas ao excesso de peso.

Os dados remetem uma característica de extrema preocupação entre os profissionais de saúde, pois a obesidade é uma doença de causas multifatoriais e compromete o estilo de vida, diminuindo sua capacidade laboral.

Essa pesquisa também demonstrou uma enorme expansão dos casos de diabetes mellitus e principalmente entre pessoas com um menor nível de escolaridade.

Tal fato pode ser reflexo de uma alimentação com característica   industrializada e um menor consumo de fibras além de sedentarismo.

Evitar dietas restritivas e adotar hábitos de vida mais saudáveis como: praticar atividade física e reduzir a ingestão de alimentos refinados como:  pães e arroz brancos, açúcares e doces, refrigerantes, poderão favorecer a diminuição desses números e melhorar a qualidade de vida da população.

Leia Também Ministério da Saúde libera recursos para o Qualifar-SUS Alimentos ricos em Potássio Nossa Senhora da Conceição Advento: Esperar com esperança