Gripe: mais de 30% do público-alvo vacinado em Passo Fundo

Compartilhe

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, informa que mais de 18 mil vacinas já foram distribuídas para a população-alvo no município. O maior número abrange os grupos prioritários, com 14.643 doses de vacina, o que representa 31,3% no quadro geral.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Raquel Schwaab da Silva Carneiro, os grupos prioritários que tem a meta de cobertura de 90% da população-alvo são: crianças 6 meses à 4 anos 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Todos esses grupos são monitorados individualmente para cumprir a meta. 
Já os grupos com comorbidades, aqueles que são portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, recebem uma contagem separada e sem meta, assim como outros três grupos de risco: professores de escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. “Temos um acompanhamento individual dos grupos prioritários, que resultam em 14.643 doses de vacina. Desses outros grupos sem meta pela característica é feita uma contagem separada. Somando tudo, até o momento, passa de 18 mil doses de vacina distribuídas”, disse ela.
O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, destaca que entre os grupos a maior cobertura é dos trabalhadores da área de saúde, que apresentam alto risco. O atendimento ocorre dentro da normalidade, sem filas nos locais. Entre as orientações, é importante que as pessoas procurem a unidade mais próxima de casa.
 A vacina está disponível em 27 locais. Além das unidades de saúde com sala de vacinação, o Clube Juvenil será parceiro neste ano com a cedência de espaço. Desta forma, no Clube Juvenil o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos demais locais, o funcionamento será no horário normal da unidade, também de segunda a sexta-feira. 

Foto: Fabíola 

Leia Também Hemocentro de Passo Fundo convoca doadores de sangue HSV promove Mateada da Prematuridade neste domingo Hospital da Cidade presente no HEMO 2017 Ações do Cluster em Saúde são debatidas