Gripe: mais de 30% do público-alvo vacinado em Passo Fundo

Compartilhe

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, informa que mais de 18 mil vacinas já foram distribuídas para a população-alvo no município. O maior número abrange os grupos prioritários, com 14.643 doses de vacina, o que representa 31,3% no quadro geral.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Raquel Schwaab da Silva Carneiro, os grupos prioritários que tem a meta de cobertura de 90% da população-alvo são: crianças 6 meses à 4 anos 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos. Todos esses grupos são monitorados individualmente para cumprir a meta. 
Já os grupos com comorbidades, aqueles que são portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, recebem uma contagem separada e sem meta, assim como outros três grupos de risco: professores de escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. “Temos um acompanhamento individual dos grupos prioritários, que resultam em 14.643 doses de vacina. Desses outros grupos sem meta pela característica é feita uma contagem separada. Somando tudo, até o momento, passa de 18 mil doses de vacina distribuídas”, disse ela.
O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, destaca que entre os grupos a maior cobertura é dos trabalhadores da área de saúde, que apresentam alto risco. O atendimento ocorre dentro da normalidade, sem filas nos locais. Entre as orientações, é importante que as pessoas procurem a unidade mais próxima de casa.
 A vacina está disponível em 27 locais. Além das unidades de saúde com sala de vacinação, o Clube Juvenil será parceiro neste ano com a cedência de espaço. Desta forma, no Clube Juvenil o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos demais locais, o funcionamento será no horário normal da unidade, também de segunda a sexta-feira. 

Foto: Fabíola 

Leia Também Vacinação liberada para toda a população gaúcha Farmácia Popular do Brasil fechará em Passo Fundo Simpósio de Câncer Ginecológico tem nova data Vacinação contra a gripe é prorrogada