Campanha do HSVP realiza sonhos

Compartilhe

Campanha realiza sonhos de crianças com câncer

Você já deve ter ouvido a expressão “fazer o bem, faz bem”. Frases de efeito como essa despertam o desejo de ser solidário e ajudar os que precisam. Slogans com o propósito de ações sociais comumente acontecem em nosso bairro, clube, escola, grupo de amigos, para arrecadar donativos, roupas, fraldas, brinquedos, recursos financeiros e destiná-los aos menos favorecidos. Atitudes com tal finalidade mobilizam pessoas que dedicam parte de seu tempo para o bem de seu próximo. As atitudes boas, positivas confortam, alegram, emocionam. E não necessitam ser grandiosas, espetaculares, as ações requerem vontade de mudar uma realidade, de proporcionar um dia melhor para quem está enfrentando uma doença, como o câncer. Atualmente, circula nas redes sociais uma campanha que está ganhando o coração das pessoas: Doar é fazer parte da cura!Uma iniciativa que une esforços para realizar sonhos de crianças com câncer.

A ideia iniciou com a voluntária Fernanda Marini, que brilha os olhos ao estender a mão e ajudar quem precisa. Ela atua como gerente de Marketing do Hospital São Vicente de Paulo e para atingir o objetivo primordial da campanha, de realizar os sonhos, literalmente, bate na porta de artistas, músicos que fazem shows em Passo Fundo e também fora de Passo Fundo, pedindo para reforçarem a campanha. Eles gravam vídeos com a mensagem “Doar é fazer parte da cura, eu doei e você?” A partir de R$ 10,00 é possível ajudar a realizar sonhos dos pacientes em tratamento oncológico, que não deixam a dor e as dificuldades do câncer, apagarem seus sonhos e sua vontade de viver.

Diante dos artistas, a sensibilização torna-se real com a explanação que Fernanda faz ao falar das 80 crianças e adolescentes, que estão em tratamento no Centro Oncológico Infantojuvenil do Instituto do Câncer Hospital São Vicente. O Centro Oncológico atende 8 coordenadorias de saúde, que corresponde todo norte e região missioneira do estado do RS, sendo elas: 6º coordenadoria – Passo Fundo, 9º Cruz Alta, 11º Erechim, 12º Santo Angelo, 14º Santa Rosa, 15º Palmeira das Missões, 17º Ijuí, 19º Frederico Westphalen, totalizando 226 municípios e uma população de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes. Os pequenos pacientes enfrentam um diagnóstico difícil, mas em meio a rotina de sessões de quimioterapia, internações, expressam a esperança de um dia fazerem algo que desejam muito.

Foi assim com Joel Vicari, 22 anos de Erval Grande. Apaixonado por futebol e colorado fanático, o jovem que há cinco é paciente oncológico, tinha o sonho de conhecer o Sport Club Internacional e os seus jogadores, especialmente o camisa 10, D'Alessandro. Fernanda ficou sabendo deste sonho através de uma carta que Joel escreveu. Foi então, que a Campanha Doar é fazer parte da cura entrou em ação e o sonho de Joel tornou-se realidade. “Estava internado no HSVP, em março deste ano, me recuperando de uma cirurgia pulmonar, quando me deparai com a Fernanda entrando no quarto, muito alegre e emocionada e logo falando que D'Alessandro havia feito um vídeo para eu ir conhecê-lo. Fiquei muito feliz, uma emoção enorme ainda mais, recebendo um convite do ídolo do Internacional. Fiquei meio sem acreditar, a felicidade era enorme, assim que eu me recuperasse iriamos até Porto Alegre, no Beira Rio”, relata Joel, agradecendo o carinho da Fernanda e a equipe da Red Rec Filmes e a Camaleão Films, parceiras do projeto, que acompanharam o jovem na realização do sonho.

Como contos de fadas, onde uma varinha de condão transforma sonhos em realidade, o dia 13 de abril se tornou mágico para Joel. Junto com seu pai Iselso Vicari e a equipe da campanha, o jovem partiu rumo a capital dos gaúchos para conhecer o Internacional. “Meu pai também é colorado e estava tão feliz quanto eu. Ao chegarmos no Centro de Treinamento do Inter, avistamos o D'Alessandro, estava nos esperando. Frente a frente com ele, não contive a emoção e felicidade. Um ser muito educado, atencioso e gentil. Conversamos bastante, tiramos fotos e ganhamos presentes, mas o maior presente com certeza, foi ter sido bem recebido, estar ao lado do D' Alessandro e demais jogadores, sentir a emoção e o carinho de todos. Após conversarmos, fomos almoçar e em seguida conhecer o estádio Beira Rio, muito lindo e enorme. Imaginava aquelas arquibancadas cheias de torcida e a vibração como se estivesse em um jogo. Foi muito gratificante, emocionante e único o que vivenciamos juntos nesse dia”, conta Joel, com os olhos brilhando ao relembrar os momentos e a visita. “Um sonho realizado, inesquecível, para guardar na memória e no coração para o resto de minha vida! Voltei para casa com o coração mais alegre e esperançoso em minha vida”, reitera o torcedor colorado, que agradeceu imensamente sua família, a Fernanda e as pessoas que ajudaram a realizar este sonho. “Admiro muito a Fernanda, pois tem um coração de ouro. Essa campanha é incrível, que vocês e todos que ajudam possam realizar o sonho de várias outras crianças e adolescentes”.

Você pode realizar sonhos


A realização dos sonhos das crianças e adolescentes em tratamento oncológico infantojuvenil passam pela sua atitude. Todos podem colaborar, doando a partir de R$ 10,00, conta Banco Banrisul- Agência: 0310 - Conta: 06.141188.0-6! Doar é fazer parte da cura, entre nessa corrente você também e proporcione alegrias como a do Joel!

 (Fotos: Assessoria de Comunicação HSVP)

Leia Também Poesias para aliviar a dor CMS quer melhorias na infraestrutura de Centro de Atendimento Gravidez na adolescência reduz em 20% em Passo Fundo Procedimento cirúrgico inédito no Rio Grande do Sul é realizado no HSVP