Soledade: Exposol sedia Simpósio sobre Bambu

Compartilhe

A EXPOSOL, além de ser uma Feira de negócios, também proporciona momentos para troca de conhecimentos. Teve início neste sábado, 29/4, no auditório do Museu da Pedra e Mineralogia Egisto Dal Santo, o 1º Simpósio sobre Bambu, onde até segunda-feira (1º), diversas palestras e oficinas devem acontecer. O evento acontece em Soledade até este domingo, 30.

A idealização do evento foi do arquiteto Nery Auler da Silva. “É a realização de um sonho, que já dura mais de dez anos. Nosso objetivo é difundir esta planta milenar, que está presente em praticamente todos os cantos do planeta, assim como o cultivo ecologicamente correto, sustentável e gerador de fonte de renda”, pontuou.

Entre a programação, estão previstas diferentes abordagens sobre o bambu: seu uso na construção civil; como turismo sustentável; a cadeia produtiva; cultivo e manejo; entre outros. Durante a abertura do evento, Nery fez a apresentação do projeto “Bambu para todos: emprego e renda”.

A planta possui diversos usos, entre eles, na agricultura, arquitetura, arte e cultura, culinária, móveis, papel, transporte, medicina, combustão e bioenergia. “Especialistas reconhecem como a madeira do futuro, se destacando por ser forte, flexível e leve. Hoje são 1.500 espécies, sendo 100 domesticadas e 38 estudadas”, finalizou.

Créditos: Divulgação Exposol

Leia Também Temporal causa prejuízos em Carazinho Câmara de Vereadores de Mato Castelhano com novo presidente 146ª Romaria de São Miguel Rede Constru Útil inicia obras em Coxilha