Caqui: Fruta que protege a visão, cabelo e melhora imunidade

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Caqui, fruta que tem um alto consumo no início do outono, é originário da China e do Japão, mas se desenvolve muito bem por aqui devido ao clima tropical brasileiro. É fonte das vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno, além de possuir fibras e conter grande quantidade de frutose.

A vitamina A protege células contra radicais livres, é importante para a visão, para a pele e cabelo. Já a vitamina C aumenta imunidade e protege contra infecções, melhora a síntese de colágeno. A vitamina E previne doenças cardiovasculares e tem ação antioxidante. As vitaminas B1, B2, B6 e B12 mantêm o sistema nervoso e circulatório saudáveis, ajudam na formação das células vermelhas do sangue e anticorpos e previnem doenças causadas pelo envelhecimento.

 Contém licopeno, antioxidante atua no sistema imunológico, auxiliando no combate a muitas doenças, inclusive o câncer. Fonte também de betacaroteno, a fruta tem função antioxidante que combate formação de radicais livres. Como fonte de fibras ele auxilia no funcionamento do intestino, prevenindo constipação. O caqui auxilia na perda de peso, por conter alta quantidade de fibras que aumentam a saciedade e diminuem a vontade de ingerir doces.

 Um caqui médio, com aproximadamente 100 gramas possui apenas 70 calorias.

Aproveitar as frutas da estação é sempre melhor para a questão financeira e consumo adequado em nutrientes. 

Leia Também A segurança pública começa com justiça social! O Fusca da Chevrolet Nomofobia (vício em celular) O retorno da alfaiataria no office look