Aracnofobia: Medo de aranhas

Postado por: Caroline Garcia Silva

Compartilhe

As pessoas que tem medo de aranhas tentam permanecer longe de todo o local onde pensam que habitam aranhas ou onde observaram aracnídeos. Existem várias hipóteses da origem do medo das aranhas, uma é o lado biológico, outra cultural e ainda raízes históricas.

Vários são os sintomas da aracnofobia: Batimentos cardíacos acelerados; tonturas; náuseas; perda de controle das emoções e alterações bruscas no comportamento; dor no peito; dificuldade em respirar; tremores; suores; distúrbios gastrointestinais; pensamento de que se pode morrer naquele momento; construção de uma realidade alternativa.

Para se enfrentar o medo de aranhas sugerem-se algumas alternativas: tratamento psicológico; técnicas de relaxamento; controle (tentar enfrentar a situação); conhecimento (procurar se informar a respeito das aranhas); não se limitar (quando você se convencer de que está no controle, procure ir a lugares onde você pode encontrar aranhas); pense na situação de você encontra uma aranha e elabore estratégias mentais a respeito de como enfrentar a situação e a aproximação (quando tiver confiança suficiente, comece a se aproximar de aranhas pequenas).

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”