Quantas vezes por semana é indicado para correr?

Postado por: Angela Pellicioli

Compartilhe

Você consultou seu cardiologista, ele liberou? Parabéns agora você já pode amarrar o tênis e ir para as pistas!

Se visarmos à saúde o mínimo indicado pela organização mundial da saúde para adultos (18 a 65 anos), onde se deve realizar 150 minutos de exercício semanal de atividade moderada ou 75 minutos de intensidade vigorosa de atividade física aeróbica por semana. Sabendo de tais informações três vezes na semana com atividade de 50 minutos você mata a charada, certo?
Mas em relação ao rendimento, pode-se correr 5 a 6 vezes na semana, parece um absurdo, mas quem treina com planilha de treino, sabe que não se corre em intensidade de prova durante o planejamento do treinamento semanal.

Da mesma forma, quem está iniciando no mundo das corridas e pegou o gosto por esse esporte tão viciante, é legal correr em media três vezes na semana. E nas outras vezes para o corpo acostumar com o volume de treino, é muito interessante caminhar. Isso vai fazer uma mistura entre as atividades moderadas (caminhada) e atividades de intensidade vigorosa (corrida) até o seu treinador depois de algum tempo identificar que um determinado ritmo da corrida poderá ser então o seu ritmo moderado. Mas claro depois de meses e uma grande adaptação fisiológica, muscular, osteomuscular.

O menos é mais. E se doer pare de sofrer, dor nas articulações (nas juntas), dores nas costas, dor no peito não é nada saudável. É um sinal que o corpo está dizendo para você parar ou diminuir a carga de esforço.

Se programe quantos dias você tem na semana para praticar corrida, comunique ao seu professor e ele irá planejar o que é melhor pra você. Respeitar as orientações de quem está cuidando do seu corpo, irá trazer uma vida útil maior para os treinos.

EXCELENTES TREINOS!

Leia Também Tem que vir os de fora para valorizar o consumidor de Passo Fundo Colete! Aposta que transforma Ficou doente em Ernestina? O que faziam? Talentos e loteria natural