Semana Nacional dos Museus é destaque em Passo Fundo

Compartilhe
Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Semana de Museus.  Com temas diversificados a cada ano, a semana é uma proposta alusiva ao Dia de Museus, comemorado dia 18 de maio, e destina-se a dar visibilidade a ações desenvolvidas e enaltecer a importância desses espaços para a comunidade onde estão inseridos.

Nesta 15ª edição, o tema é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. A temática aborda sobre as narrativas museográficas  e sua importância para a memória da sociedade, uma vez que o museu é um local onde é registrada a história e a cultura de um povo, razão pela qual deve abranger todas as camadas sociais. A semana abrange mais de 450 cidades de todo o Brasil, onde acontecem exposições, palestras, visitas mediadas e uma diversidade de atividades especiais. Cada instituição desenvolve seus trabalhos de modo que integrem a temática proposta.

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF) participa da 15ª Semana de Museus trazendo ações educativas e mostras. Aberta para visitação até o dia 28 de maio, a exposição “Mudanças – Este é o nosso lugar”, do artista André Venzon, traz à comunidade de Paso Fundo uma poética relacionada à paisagem urbana, utilizando tapumes, usados para exprimir questões relacionadas à memória e à identidade. 

Além disso, o MAVRS promove uma ação educativa que aborda os artistas locais que possuem obras no acervo do Museu, apresentando seus potenciais, técnicas e linguagens e também desenvolvimento de propostas didáticas.

Já as atividades desenvolvidas pelo Museu Histórico Regional (MHR) se dividem em uma campanha e uma exposição. A exposição denominada “40 anos de História: do MHC ao MHR”, tem o intuito de resgatar a trajetória do Museu desde sua abertura como Museu Histórico-Cultural, até os dias atuais. Já a campanha “Venha fazer parte dessa história”, consiste em uma arrecadação de imagens que retratam o próprio museu e que auxiliam a contar a história da instituição desde seus primórdios.

Muzar
A exposição “Mamãe, cadê você: progenitores e o cuidado com a prole”,  promovida pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (Muzar/ICB/UPF), que acontece até o dia 28 de julho, também integra a Semana de Museus. A exposição trabalha os tipos de reprodução e cuidados parentais entre os animais silvestres. 

O Muzar, localizado no Campus I da UPF, está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e, à noite, nas terças e quintas-feiras, das 17h30min às 20h45min. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone (54) 3316-8316 ou e-mail muzar@upf.br. Acesse também www.upf.br/extensao.

Foto: Camila Guedes

Leia Também Cerca de 200 mil pesquisas são acessadas na Base de Dados da IMED Escola Padre Alcides tem seu primeiro dia de aulas Candidatos aprovados no ProUni têm até dia 23 para comprovar informações IMED continua oferecendo o FIES para seus estudantes