Semana Nacional dos Museus é destaque em Passo Fundo

Compartilhe
Anualmente, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Semana de Museus.  Com temas diversificados a cada ano, a semana é uma proposta alusiva ao Dia de Museus, comemorado dia 18 de maio, e destina-se a dar visibilidade a ações desenvolvidas e enaltecer a importância desses espaços para a comunidade onde estão inseridos.

Nesta 15ª edição, o tema é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. A temática aborda sobre as narrativas museográficas  e sua importância para a memória da sociedade, uma vez que o museu é um local onde é registrada a história e a cultura de um povo, razão pela qual deve abranger todas as camadas sociais. A semana abrange mais de 450 cidades de todo o Brasil, onde acontecem exposições, palestras, visitas mediadas e uma diversidade de atividades especiais. Cada instituição desenvolve seus trabalhos de modo que integrem a temática proposta.

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF) participa da 15ª Semana de Museus trazendo ações educativas e mostras. Aberta para visitação até o dia 28 de maio, a exposição “Mudanças – Este é o nosso lugar”, do artista André Venzon, traz à comunidade de Paso Fundo uma poética relacionada à paisagem urbana, utilizando tapumes, usados para exprimir questões relacionadas à memória e à identidade. 

Além disso, o MAVRS promove uma ação educativa que aborda os artistas locais que possuem obras no acervo do Museu, apresentando seus potenciais, técnicas e linguagens e também desenvolvimento de propostas didáticas.

Já as atividades desenvolvidas pelo Museu Histórico Regional (MHR) se dividem em uma campanha e uma exposição. A exposição denominada “40 anos de História: do MHC ao MHR”, tem o intuito de resgatar a trajetória do Museu desde sua abertura como Museu Histórico-Cultural, até os dias atuais. Já a campanha “Venha fazer parte dessa história”, consiste em uma arrecadação de imagens que retratam o próprio museu e que auxiliam a contar a história da instituição desde seus primórdios.

Muzar
A exposição “Mamãe, cadê você: progenitores e o cuidado com a prole”,  promovida pelo Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (Muzar/ICB/UPF), que acontece até o dia 28 de julho, também integra a Semana de Museus. A exposição trabalha os tipos de reprodução e cuidados parentais entre os animais silvestres. 

O Muzar, localizado no Campus I da UPF, está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e, à noite, nas terças e quintas-feiras, das 17h30min às 20h45min. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone (54) 3316-8316 ou e-mail muzar@upf.br. Acesse também www.upf.br/extensao.

Foto: Camila Guedes

Leia Também EMEI do Zachia é interditada para realização de obras UPF sedia cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática Julho será Mês do Rock em Passo Fundo IMED: escritório modelo elabora projeto de reforma do Presídio Regional