Começa o II Congresso Internacional de Folclore

Compartilhe

O mês de maio traz o II Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição ao município, que. A programação, que acontece em Passo Fundo e região, inicia neste sábado (20) e segue até o dia 27 de maio. Promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo, além de grupos artísticos brasileiros, sete países estão confirmados: Costa Rica, México, Colômbia, Peru, Argentina, Polônia e Chile. 

O evento soma-se ao Festival Internacional de Folclore e também ocorre a cada dois anos, fazendo de Passo Fundo referência no tema. Promover o folclore e apresentar os espetáculos para a comunidade, ocupar os espaços públicos e valorizar os artistas são alguns dos principais objetivos. 

O congresso ainda busca possibilitar a vivência, o aprender e o descobrir de diferentes povos pelo conhecimento folclórico das danças, viabilizado pela apreciação das distintas linguagens artísticas, pedagógicas e investigativas. Além de promover os shows de danças, conferências, palestras e oficinas serão destaque. As escolas municipais receberão atividades no dia 25 de maio. 

Apoiam o evento o Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore (CIOFF); a Associação Mundial das Artes Performáticas (WAPA); a Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP); o Conselho Internacional de Dança (CID), órgão vinculado à UNESCO; além de vários parceiros da cidade e região.

Programação em Passo Fundo

24 de maio – quarta-feira
* Deslocamento para Passo Fundo
* Visitas oficiais: Reitoria e Prefeitura
19h30min Abertura no Teatro do Sesc

25 de maio – quinta-feira
10h Apresentação nas escolas municipais
14h Apresentação nas escolas municipais e na UPF Idiomas
19h Apresentação no Bella Città Shopping

26 de maio – sexta-feira
9h Conferências de apresentação dos aspectos culturais dos países.
14h Apresentação nas escolas particulares
19h Apresentação no Bella Città Shopping

27 de maio – sábado
9h Palestra Aspectos culturais dos países e apresentação dos casais (FEFF/UPF) 
20h Jantar de encerramento no Clube Juvenil 


Leia Também UPF terá parque de geração solar fotovoltaica Trote Solidário acontece na Anhanguera Parque da Gare terá Mini Feira do Livro neste domingo 'Ler é ser' foi tema da conferência de abertura da V Semana das Letras