Como complicar o que é simples

Postado por: Cristian Queiroz

Compartilhe

Quando um campeonato vai começar, a gente dá uma olhada na tabela, nas regras e calcula o que os times precisam fazer para brigar na ponta de cima de competição. Foi isso que fiz às vésperas do início da Segunda Divisão gaúcha. Pensei: Grupo com sete times, classificam seis, vai ser tranquilo para o Gaúcho passar essa fase, sem sustos. Mas não é o que está acontecendo até aqui. Passadas 13 rodadas da primeira fase o periquito ainda não está classificado.

Para trocar de fase o Gaúcho precisa pontuar no próximo domingo em Igrejinha. Os resultados paralelos também podem ajudar o Periquito do Boqueirão. Caso o PRS não vença o Três Passos na quarta-feira, 24, o Gaúcho já garante a vaga. Se o PRS vencer fica tudo para o domingo, ou o Gaúcho pontua fora de casa ou torce para que o Nova Prata não vença o Três Passos, senão o Gaúcho fica fora da competição ainda na primeira fase, o que seria horrível para um time que está recomeçando uma história e tem no próximo ano o seu centenário.

Em uma competição tão parelha e tão imprevisível tudo pode acontecer. Ontem, 21, o Gaúcho foi goleado pelo Grêmio, o primeiro tempo até foi parelho, com chances para os dois lados e terminando 1x0 pra o tricolor, mas no segundo o Gaúcho se perdeu em campo e logo tomou o segundo, perdendo por 2x0. O técnico Diego Moraes foi, a meu ver, ousado demais, beirando a inconsequência ao tirar um volante para colocar mais um atacante, tomou o terceiro, ai tentou remediar colocando um meia-atacante de volante, não deu certo e o periquito sucumbiu, sofrendo a goleada de 5x0 diante do bom time do Grêmio, que teve jogadores como Raul, Lucas Rex, Nicolas Careca, Lima e Jadson que já figuraram no elenco principal do tricolor, e, como disse o técnico Felipe Endres, são jogadores que estão à disposição de Renato Portaluppi.

Eu acredito que o Gaúcho irá se classificar, para ficar fora precisa perder o seu jogo e ainda contar com combinação de resultados que não devem acontecer. Mas em seguida já começa a segunda fase, onde os seis times classificados se enfrentam novamente e desta vez somente quatro seguem adiante. Se o Gaúcho não reforçar o seu elenco vai ter muitas dificuldades nessa segunda fase e corre grande risco de no ano do seu centenário estar ainda disputando a segunda divisão.

GRÊMIO

Nas últimas semanas eu tenho feito algumas críticas ao futebol de Luan, e hoje é justo que eu o elogie, nos dois últimos jogos, contra Fluminense e Atlético PR ele foi decisivo. É isso que critico, esse é o problema do Luan, porque ele não consegue manter esse bom futebol? Qual o motivo para ele não repetir grandes atuações como as duas últimas? Hoje o Luan é uma incógnita no time do Grêmio, a gente nunca sabe qual Luan irá entrar em campo, o decisivo ou o soneca.

O Renato também tem sido alvo de muitas críticas, justas a meu ver, já pedi aqui a sua demissão e continua achando que seria o melhor para o Grêmio, mas o momento está bom ele voltou a fazer o time jogar.

O começo de Brasileiro é empolgante, 100% de aproveitamento, uma vitória em casa e uma fora, vitórias contra equipes que não devem brigar por título, mas azar o deles, o Grêmio fez a sua parte e hoje é o líder da PRIMEIRA DIVISÃO.

PASSO FUNDO FUTSAL

No último sábado o Passo Fundo Futsal foi até Tupanciretã enfrentar o Figueira e voltou de lá com os três pontos e uma sonora goleado por 05x12. No próximo sábado o desfio é no Capingui contra o Lagoa. O time comandado pelo técnico Alexandre Boeira tem feito boas partidas até aqui e o desempenho tem crescido com o passar dos jogos, é um time que promete muito para esse ano e por trás disso está uma direção organizada, com pessoas comprometidas com o projeto do Passo Fundo Futsal.

Nesta mesma rodada um jogo não aconteceu, foi a partida entre o Lagoa e o Alvorada, a equipe visitante chegou atrasada ao ginásio em Lagoa Vermelha e a arbitragem não autorizou o início da partida, agora se aguarda qual será a posição da FGFS nesse caso, terá alguma punição para a equipe infratora? Conversei com o árbitro Tales Goulart, que já atuou nos quadros da FIFA, me disse que o caso vai a julgamento. Para ele o Alvorada deve perder os pontos da partida e seguir na competição.

Boa segunda!

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”