Sintomas de desidratação na corrida

Postado por: Angela Pellicioli

Compartilhe

O calor aqui no Sul foi embora, mas a desidratação pode ocorrer em qualquer temperatura, esforço e descuido do corpo.

A hidratação é uma atitude tão simples que muitas vezes passa despercebido, ingerir água (H20) é simples e tem em muitos estabelecimentos comerciais e até na torneira de sua casa se for fervida ou filtrada. Mas esse é um erro comum dos corredores, principalmente em altas temperaturas e treino longo sem ingerir água.

E lembrando que água não é liquido. Água é H20, líquido é qualquer outra mistura, uma bebida com eletrólitos e carboidrato de absorção rápida para atletas é considerado líquido, que por sua vez ser tomado em fases críticas de desidratação pode potencializar pois desencadeia o hipocalemia (falta de potássio).

Sabendo disso, a hidratação não começa minutos antes da corrida, nem durante a corrida. Para o corpo não absorver a agua ingerida nos últimos minutos, a hidratação deve iniciar mais de uma semana antes, ou não deve ser interrompida, ou seja, se manter hidratado ingerindo no mínimo 2 litros de água por dia. E quem irá se expor a uma maratona ou ultramaratona a hidratação passa de 3 litros de água por dia.

Para quem já vivenciou a desidratação teve um desses sintomas: tonturas, confusão mental, vomito, náusea, câimbra, aumento da frequência cardíaca e o primeiro sinal de todos, sede.

Se não for tomada uma atitude poderá avançar para: febre, sudorese excessiva, vômito e diarreia durante a corrida e até após aquele longão inesquecível, que a pele fica arrepiada e você só tem vontade de chegar em casa, tomar um banho e passar o dia embaixo das cobertas.

Todas essas atitudes são tomadas para não chegar ao ponto desmaiar durante a corrida e ser diagnosticada a falência de alguns órgãos. Sim, a desidratação pode matar e já matou.

Por isso não custa nada você se programar de alguma forma para levar uma garrafa de água em treinos com mais de uma hora, bebendo água aos poucos e com a temperatura de 10 a 15 graus para melhor absorção.

Essa simples atitude de manter-se hidratado e pode salvar sua vida!

Leia Também A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais” Passo Fundo Futsal/Fasurgs/Zamil: uma grande equipe nos representou em 2017 A Taça Maldita!