Nutrição na prática esportiva

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A alimentação adequada e nutricionalmente equilibrada é um dos fatores importantes e essenciais para a otimização do desempenho, sendo esse dependente e intimamente relacionado às características genéticas do esportista, às condições de treinamento, além de aspectos psicológicos e ambientais diretamente ligados a esses fatores.

A dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo e que, quando consumidos nutrientes, proporcionam energia necessária para manter as funções vitais, tanto em repouso quanto em atividade física.

Para quem pratica atividade física o nutriente que menos deve ser reduzido na dieta é o carboidrato, para que a massa muscular seja preservada.

O consumo de carboidratos representa um importante elemento energético, relacionado aos exercícios físicos, tanto no campo competitivo quanto na atividade física voltada para a saúde. Um correto oferecimento nutricional desse nutriente poderá aprimorar a qualidade do exercício realizado, maximizando o rendimento com redução da fadiga.

A maioria das pessoas excede na ingestão de proteína e descuidam dos carboidratos, sendo que a proteína sim é realmente muito importante, mas deve ser controlada a partir da individualidade.

As gorduras devem ser evitadas antes da pratica esportiva podendo ser consumida desde que seja de boa qualidade ácidos graxos mono insaturados, ômega 3 ou ômega 9 .

Caso o tipo de exercício que pratiques seja de estímulo aeróbico, o consumo de carboidratos antes do treino deve ser atendido preferencialmente evitando doces, carboidratos simples, preferindo, banana, aveia, arroz integral, mel, batata-doce entre outros.

Outro fator que não deve ser descuidado é a água, devendo ser ingerida no mínimo dois litros por dia.

 

Leia Também 3º Domingo do Tempo Comum. Que seja feita justiça no caso “Lula” “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade