O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, por meio dos residentes da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, promoveram uma ação de conscientização e alerta sobre os malefícios do tabaco. A atividade realizada na Radioterapia e portarias do hospital, envolveu funcionários, pacientes e públicos externo, em alusão ao dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco.
Tercila Carminatti, 49 anos, fumante desde os 15 anos ouviu as informações dos residentes e aceitou fazer a troca da carteira de cigarro pelo brinde. “Já tentei parar de fumar uma vez e não consegui. Sei de todos os malefícios e com este incentivo vou buscar novamente tentar largar o vício”, relatou Tercila parabenizando ainda a iniciativa dos residentes. “Muito legal esta atividade pois, informa as pessoas sobre como o cigarro faz mal”.
Ao ver a ação, Lauro Bonazi, 43 anos, que foi fumante por 25 anos, foi parabenizar os profissionais e incentivar as pessoas a pararem de fumar, assim com ele fez. “Há 11 anos meu pai morreu de câncer e este foi um estalo para eu perceber que precisava parar de fumar. Então fui me conscientizando de que queria viver, parei de fumar e logo depois já senti várias diferenças. Engordei cinco quilos, não me senti mais cansado e com falta de ar e tenho uma melhor qualidade de vida”, contou Lauro, que ainda deu dicas para quem quer deixar o cigarro. “Procure ajuda, existem grupos e medicamentos que vão lhe auxiliar. Mas, principalmente é uma decisão que cada um precisa tomar. Você tem que querer deixar de fumar para isso acontecer. Eu escolhi viver e você”.
(Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)
