Passo Fundo terá programação no Dia Estadual do Peixe

Compartilhe

Dia Estadual do Peixe na sexta-feira

O 3º Dia Estadual do Peixe, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) acontecerá na próxima sexta-feira (9), no Salão de Atos da Universidade de Passo Fundo (UPF).O evento é uma das ações SDR para incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. A atividade terá como tema “A piscicultura como alternativa econômica para os produtores rurais”, e deve reunir piscicultores, técnicos, prefeitos, secretários municipais, pesquisadores e acadêmicos. As inscrições podem ser realizadas pelo www.emater.tche.br, no botão com o link do 3º Dia Estadual do Peixe, na parte inferior do site, ou no evento, na sexta-feira.

 “O governador do Estado nos orienta para que sempre nos empenhemos para valorizar e incentivar essa importante cadeia produtiva, que além de impulsionar a economia, é uma alternativa saudável para os consumidores” lembrou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

 No evento, o diretor do Departamento do Desenvolvimento Agrário da SDR, Ricardo Núncio, abordará o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR, que tem iniciativas para incremento da produtividade, produção sustentável, industrialização e comercialização de pescado. No Rio Grande do Sul, há 18 mil famílias de pescadores e 50 mil famílias de piscicultores. A produção anual gira em torno de 17 mil toneladas. A organização do 3º Dia Estadual do Peixe é da SDR, Emater/RS, Prefeitura de Passo Fundo, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Confira a programação do evento:

8h30min - Recepção e café da manhã

9h – Casos de Piscicultura
- Produção de tilápia: Renato Kohlrausch e Rosane Renck (Rolante)
- Produção de carpas: Alberto Paulo Schmitz e Deoclésio Picolli (Roca Sales)
 
9h40min – Pisicultura – Debates e perspectivas
- Rafael Lazzari: Doutor em Zootecnia – diretor da UFSM/campus Palmeira das Missões
- Marco Aurélio Rotta: Eng. agrônomo, doutor em agronegócios do departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi)
- Leonardo José Gil Barcellos: médico veterinário, doutor em Ciências Biológicas, vice-reitor da UPF
- Renato Cougo dos Santos: engenheiro de alimentos (Emater regiãoPelotas)
- Moderador: Paulo Radunz (técnico da Emater)
 
11h – Intervalo
 
11h15min – Licenciamento ambiental – experiência de Passo Fundo

 - Rubens Marcon Astolf: engenheiro ambiental e secretário de Meio Ambiente de Passo Fundo
 
11h30min – Ações regionais de piscicultura
- Oriberto Antônio Adami – gerente regional da Emater região Passo Fundo
 
11h45min - Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR
- Ricardo José Núncio: engenheiro agrônomo – diretor do departamento do Departamento do Desenvolvimento Agrário da SDR
 
12h – Formação da mesa de autoridades
 
13h - Encerramento



Leia Também Prefeitura de Água Santa auxilia na tosquia de ovelhas RS entre os estados com maior uso de sementes piratas RS formaliza pedido de auditoria para certificado de zona livre de aftosa sem vacinação Apassul contesta o comércio de sementes piratas