Passo Fundo terá programação no Dia Estadual do Peixe

Compartilhe

Dia Estadual do Peixe na sexta-feira

O 3º Dia Estadual do Peixe, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) acontecerá na próxima sexta-feira (9), no Salão de Atos da Universidade de Passo Fundo (UPF).O evento é uma das ações SDR para incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. A atividade terá como tema “A piscicultura como alternativa econômica para os produtores rurais”, e deve reunir piscicultores, técnicos, prefeitos, secretários municipais, pesquisadores e acadêmicos. As inscrições podem ser realizadas pelo www.emater.tche.br, no botão com o link do 3º Dia Estadual do Peixe, na parte inferior do site, ou no evento, na sexta-feira.

 “O governador do Estado nos orienta para que sempre nos empenhemos para valorizar e incentivar essa importante cadeia produtiva, que além de impulsionar a economia, é uma alternativa saudável para os consumidores” lembrou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

 No evento, o diretor do Departamento do Desenvolvimento Agrário da SDR, Ricardo Núncio, abordará o Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR, que tem iniciativas para incremento da produtividade, produção sustentável, industrialização e comercialização de pescado. No Rio Grande do Sul, há 18 mil famílias de pescadores e 50 mil famílias de piscicultores. A produção anual gira em torno de 17 mil toneladas. A organização do 3º Dia Estadual do Peixe é da SDR, Emater/RS, Prefeitura de Passo Fundo, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Confira a programação do evento:

8h30min - Recepção e café da manhã

9h – Casos de Piscicultura
- Produção de tilápia: Renato Kohlrausch e Rosane Renck (Rolante)
- Produção de carpas: Alberto Paulo Schmitz e Deoclésio Picolli (Roca Sales)
 
9h40min – Pisicultura – Debates e perspectivas
- Rafael Lazzari: Doutor em Zootecnia – diretor da UFSM/campus Palmeira das Missões
- Marco Aurélio Rotta: Eng. agrônomo, doutor em agronegócios do departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi)
- Leonardo José Gil Barcellos: médico veterinário, doutor em Ciências Biológicas, vice-reitor da UPF
- Renato Cougo dos Santos: engenheiro de alimentos (Emater regiãoPelotas)
- Moderador: Paulo Radunz (técnico da Emater)
 
11h – Intervalo
 
11h15min – Licenciamento ambiental – experiência de Passo Fundo

 - Rubens Marcon Astolf: engenheiro ambiental e secretário de Meio Ambiente de Passo Fundo
 
11h30min – Ações regionais de piscicultura
- Oriberto Antônio Adami – gerente regional da Emater região Passo Fundo
 
11h45min - Programa Integrado de Pesca e Aquicultura da SDR
- Ricardo José Núncio: engenheiro agrônomo – diretor do departamento do Departamento do Desenvolvimento Agrário da SDR
 
12h – Formação da mesa de autoridades
 
13h - Encerramento



Leia Também Plantio do trigo chega a 53% da área prevista Cotrijal lança o Portal do Produtor Extensionistas da Emater recebem capacitação em Passo Fundo Cotrijal apoia Fórum Nacional de Máxima Produtividade