Gengibre: Raiz com múltiplas funções

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Gengibre é uma raiz usada tanto na culinária quanto na medicina, originária da Ásia, possui múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Apresenta uma substância chamada gingerol, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.

A raiz é composta por vitamina B6, assim como contém minerais, potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta.

O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoo, gases, indigestão, náuseas e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado. 

É utilizados nos tratamentos contra mau hálitos, crises inflamatórias, artrite, asma, bronquite entre outros.

Na dieta auxilia para melhorar os níveis de hidratação, elimina toxinas do organismo e ainda serve como temperos, além de melhorar os processos circulatórios.

 

 

Leia Também Ministério da Saúde libera recursos para o Qualifar-SUS Alimentos ricos em Potássio Nossa Senhora da Conceição Advento: Esperar com esperança