Cursos para ter filhos

Postado por: Israel Kujawa

Compartilhe

Em grande medida os problemas do futuro podem ser previstos e evitados com ações no presente. Esta forma de pensar se encaixa na capacitação que as crianças devem ter para estarem habilitadas para o adequado convívio social. Ocorre que os pais de hoje foram educados sob as diretrizes de um modelo que não tem funcionalidade para educar os filhos na época atual. Esta é uma das variáveis para entender a geração de filhos inseridos na sociedade sem capacidade para convivência saudável. Neste grupo estão incluídos jovens de diversos níveis econômicos, que tem baixa frequência escolar e se envolvem em situações do confrontos, registrados nas instituições que dialogam com o sistema judiciário.

Uma análise geral do comportamento de pais destes grupos de jovens, que não cumprem minimamente suas funções, encontramos dois grupos: um que pretende reproduzir o modelo rígido e autoritário da época anterior; outro grupo que não se sente capacitado (empoderado) para cumprir a função de orientar, no tempo certo e de forma adequada ao contexto social, econômico e psíquico do filho. Para evitar problemas em que os conflitos se transformem em confrontos e guerras, que afetarão o ambiente familiar e social, os pais devem buscar capacitações para o exercício adequado de suas funções.

A evolução da capacidade humana em produzir e divulgar informações contribuiu para que o modelo educativo exercido na época anterior entrasse em colapso. Nesta evolução estão incluídas as descobertas científicas em geral e em particular as comprovadas pela psicologia.  A psicologia é a ciência que tem muito a oferecer para um bom entendimento do comportamento humano. Nas diretrizes ofertadas, está o poder do inconsciente, que deve ser analisado e entendido, a partir dos históricos dos diversos comportamentos. O inconsciente é uma das dimensões da mente humana, construída ao longo da própria vida, que precisa ser atentamente trabalhada para produzir comportamentos socialmente saudáveis.

A complexidade do comportamento inclui conflitos que devem ser identificados explicitados e adequadamente trabalhados. Os contextos educacionais em que o comportamento das crianças não forem corrigidos, pouco ensinados e mal orientados, se apresentam como razões para o aumento dos índices de jovens fora ou em confronto com a escola. Para alterar esta realidade, os pais devem passar por cursos de capacitação, que inclui uma leitura adequada dos desafios apresentados pela época que estamos vivendo e um entendimento mínimo dos recursos científicos, para com isto, fazer o bom uso dos mesmos, na tarefa de educar.

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”