Hemopasso

Postado por: Josué Longo

Compartilhe

Olá amigos! Sou Josué Longo, ex-Prefeito de Marau e é com grande alegria que, a partir de hoje, passo a integrar a equipe de colunistas do Blog da Rádio Planalto. Agradeço ao convite que me foi feito através do padre Neuro Zambam, e assim a oportunidade de me comunicar semanalmente com os leitores que acompanham esse importante espaço. Tenho percorrido muitos municípios do norte do Estado e, nessas “andanças”, tenho conhecido e reencontrado centenas de pessoas, com as quais venho aprendendo muito. Minha idéia é aqui compartilhar informações relevantes e até mesmo curiosidades sobre os municípios da nossa região, Entidades e Instituições que contribuem para o desenvolvimento da comunidade. Além, é claro, de tratar de temas gerais da atualidade.

Nessa semana trago informações sobre o Hemopasso, que é um importante centro de coleta, processamento e distribuição de sangue de Passo Fundo. E também sobre o município de São Domingos do Sul, que tem se destacado na área da educação.

O Hemopasso atinge a média mensal de 1100 coletas, atendendo a 139 municípios e 40 Hospitais. Hoje, conta com 27 funcionários que trabalham com muita dedicação e profissionalismo. Em conversa com a Diretora Claudete Mistura Doro, ela ressaltou a importância da população doar sangue como um ato voluntário e não apenas para reposição, quando algum paciente internado necessita de transfusão. Após a coleta são feitos vários testes e o processamento, até que o sangue seja liberado, por isso a importância de se manter sempre abastecido o banco de sangue. Claudete diz que, no mês de julho, os estoques caem em torno de 40 %. Por isso, sempre é bom reforçar: Quem doa sangue, ajuda a salvar vidas!

Com tantos municípios sofrendo para cumprir com suas obrigações, que bom compartilhar a realidade de São Domingos do Sul. O município do norte do nosso estado tem aproximadamente 3 mil habitantes e vem se destacando pela qualidade na educação, conforme o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Segundo estudo, São Domingos atingiu o índice máximo nas taxas de matrícula escolar. Ou seja, 100% de cobertura na Educação Infantil e Ensino Fundamental. De acordo com o Secretário de Educação Douglas Zabot, esses números se devem a vários fatores. O primeiro é a qualidade e o comprometimento dos professores. Além disso, são investidos mais do que os 25% do orçamento municipal, que são obrigatórios. Colocar a educação como ação prioritária na gestão pública permite colher bons resultados. E bons exemplos precisam ser divulgados e observados para construirmos um futuro melhor para o nosso País.

VOCÊ SABIA?

De todos os tributos arrecadados no Brasil, 57 % ficam na União, 25% nos Estados e apenas 18% nos municípios. Isso é lamentável, pois, a cada dia, maiores são as responsabilidades nos municípios e menores são os recursos recebidos.

 

Leia Também 11º Domingo do Tempo Comum. Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial será lançado pela ACISA Cuidado com o crime digital As pequenas ações