Hoje é o Dia Mundial do Fusca!

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Todo dia 22 de junho é comemorado o Dia Mundial do Fusca. A data faz referência ao dia em que Ferdinand Porsche assinou, em 1934, o contrato com a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã para desenvolver e produzir um carro que todo trabalhador alemão pudesse comprar e que transportasse toda a sua família com um mínimo de conforto e economia.

E se você pensa que essa data foi proposta por alguma organização internacional ou pela própria VW, está enganado. Essa data foi idealizada pelo Sr. Alexander Gromow, alemão radicado no Brasil, estudioso e amante do Fusca, autor dos livros “Eu amo Fusca” I e II, entre outros.

A proposta foi apresentada pelo Sr. Gromow em 1995, no 5º Encontro Internacional de VW Antigos de Bad Camberg, na Alemanha. Desse dia para cá, nosso amado Fusca é comemorado em todos os cantos do mundo na mesma data.

A maioria dos clubes e grupos de fusqueiros comemoram o Dia Mundial do Fusca com atividades como carreatas, encontros e reuniões.

Em Passo Fundo é realizado desde o ano 2000 o Passo Fundo VolksJam, sempre no final de semana mais próximo ao Dia Mundial do Fusca. Nesse ano a décima sétima edição do VolksJam aconteceu no final de semana passado, no parquet da Efrica, reunindo aproximadamente 800 Fuscas e derivados e mais de 8 mil visitantes.

Além disso, aqui em Passo Fundo o dia 22 de junho também é o Dia Municipal do Fusca, um motive a mais para comemorarmos.

Então, nesse 22 de junho, leve seu Fusca para passear e dê esse presente para ele. Comemorem juntos essa data!

 

Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito