Conheça as propriedades do Chá Verde

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Chá Verde, como é popularmente conhecido, tem como nome científico de Camellia Sinensis e há anos tem demonstrado resultados incríveis na saúde humana.

Foi trazido para o Brasil pelos japoneses que costumam ingerir o chá como um componente preventivo de problemas como: colesterol alto, excesso de peso, retenção e líquidos e ainda para evitar o envelhecimento da pele.

Tem sido alvo de muitos estudos nas últimas décadas como um fator coadjuvante para controle de peso e excesso de gordura de abdominal, assim como no tratamento dermatológico e estimulante digestivo.

É rico em elementos antioxidantes como catequinas, e cafeína além de conter manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Pode-se utilizar o chá verde antes de atividades físicas, na metade da manhã e no máximo  até as 16 horas para não alterar o sono pois é rico em cafeína, observa-se que as  propriedades do chá verde são encontradas na folha sendo que quando consumido através de saches ou pó os  efeitos antioxidantes não são absorvidos da mesma maneira.

A melhor forma de preparação é deixar as folhas em fusão na água fervente (importante não ferver a água para não queimar as catequinas), e consumir logo em seguida.

Há pesquisas indicando que é possível reduzir os efeitos da Tensão Pré-menstrual quando utilizado de forma equilibrada.

Pessoas hipertensas, cardiopatas ou com gastrite devem ter cautela quanto o consumo.

Leia Também “A verdade vos libertará” (João 8, 32) Absolver é dar um viva à imoralidade Corrupção – recursos recuperados serão utilizados para saúde e educação O seu terapeuta é psicólogo?