Gol BX - o sucessor do Fusca

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Se o Fusca é o carro mais amado do mundo, o carro que a VW desenvolveu para substituí-lo é outra unanimidade no gosto popular.

O VW Gol, projeto pensado e desenvolvido inteiramente no Brasil e que foi inspirado em modelos europeus como o Golf e o Scirocco, começou a ser cogitado ainda na década de 70, quando o Fusca começava a mostrar quedas nas vendas, principalmente por causa da nova concorrência externa, como o Ford Corcel e GM Chevette e mesmo interna, disputando espaço com o VW Passat.

Assim, em 1980 foi apresentado o novo VW, o Gol, o substituto do Fusca.

Era um novo conceito, com linhas retas e atualizadas, no formato hatchback e com motor e tração a frente. Bom espaço interno, porta malas de bom tamanho e grande área envidraçada eram atrativos para a época.

Porém, a VW não queria se distanciar tanto do Fusca a ponto de não poder associar o Gol como seu sucessor natural. Assim, curiosamente, optou por equipar o novo carro com o velho e barulhento, porém confiável e robusto motor boxer refrigerado a ar, de 1300 cilindradas e um carburador, o mesmo do Fusca. Optou também pelo mesmo câmbio de 4 marchas, mantendo assim o coração do Fusca batendo no novo carro.

Contudo, esperado como um sucesso estrondoso, não correspondeu em vendas, motivando mudanças profundas no projeto.

Mas isso já é assunto para a próxima semana. Até lá. Grande abraço.

Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito