Banana: Uma fruta antidepressiva

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Banana fruta mais do que popular, simplesmente pela acessibilidade, facilidade de consumo e custo mais acessível. No Brasil encontramos muitas variedades como a nanica, maçã, prata, ouro, da terra, plátanos entre outros.

  Valores para uma banana média, com 100 gramas

·                     90 calorias

·                     0,33 g de gordura

·                     23 g de carboidratos

·                     13 g de açúcar

·                     1 g de proteína

·                     3 g de fibras

A banana é uma fonte muito rica de potássio, manganês, vitamina C, cobre e vitamina B6, caracterizada como um alimento ideal para atletas e aqueles que se exercitam regularmente, por causa da alta concentração de carboidratos que regulam os níveis de energia do organismo. Os carboidratos são uma fonte rápida de absorção de energia antes do treino e recompõem as energias no pós-treino.

Por conter uma quantidade relativamente elevada de açúcar e carboidratos, mas praticamente nenhuma proteína ou gorduras, a banana pode elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para pessoas em geral, especialmente quando consumidas antes e depois de sessões de exercícios, mas deve ser consumida com cuidado por diabéticos.

A banana estimula a produção do neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de bem-estar o que favorece o controle do humor e da melatonina (hormônio r do sono), portanto, se consumir a partir das 18 h favorece  um sono mais tranquilo .

Assim como todo alimento, embora possua várias propriedades nutricionais sempre necessita cautela quanto ao consumo.

O velho ditado sempre dizia: Uma banana por dia, vida sadia.

Leia Também Precisamos ser competitivos Alimentação durante o tratamento da infecção urinária Estado falha e municípios pagam a conta da saúde O cão, o trigo e o Fusca