A importância de diferentes pontos de vista

Compartilhe

Na semana passada, antes de publicar o meu texto, pedi para que duas amigas lessem ele. Uma delas mostrou o texto ao seu marido, que percebeu que havia um pequeno erro: em um parágrafo eu falava de três aprendizagens, mas no decorrer do texto apareciam quatro aprendizagens. Logo em seguida, fiz a correção, publiquei o texto e fiquei pensando na importância dos diferentes pontos de vista.

Assim como o texto ficou com maior qualidade a partir de diferentes visões, na nossa vida também necessitamos de diferentes pontos de vista para evoluirmos. Por vezes, parece que os problemas não se resolvem por estarmos andando em círculos, por vermos sempre a situação do mesmo ângulo e, assim, podem até surgir outros problemas.

Ora, se sempre fizermos as mesmas ações, teremos os mesmos resultados. Além disso, é sempre importante lembrar que o nosso jeito não é a única maneira de fazer as coisas. Sempre podemos reaprender. Diante da mesma tarefa, existem inúmeras possibilidades de como vamos executá-la, que irá repercutir na nossa qualidade de vida.

Também necessitamos estar atentos e acolhermos os pontos de vista das outras pessoas. De nada adianta uma pessoa ter uma ideia interessante para nos falar se não estivermos dispostos a ouvir, a sair da nossa zona de conforto e refletir sobre outros pontos de vista. Se nos permitirmos olhar para o mesmo problema com diferentes pontos de vista, pedindo ajuda se necessário, teremos novas possibilidades, encontrando uma solução que já estava ali, mas que antes não era vista.

Quando possuímos flexibilidade para ver a vida de diferentes maneiras, podemos nos surpreender positivamente. Talvez um erro se torne uma aprendizagem, uma opinião crie uma nova ideia, e uma mudança seja uma oportunidade de viver melhor consigo mesmo.

Leia Também As exigências do carro STJ afasta cobrança de IPI sobre mercadoria roubada Concessões e privatizações para salvar o Estado Economia versus política