Sistema de franquia gera desenvolvimento

Compartilhe

Olá amigos! Hoje, vou escrever sobre o sistema de franquia e, como exemplo, contarei um pouco a história da empresa Empório Essenza, que é aqui de Marau mas, com muito trabalho e dedicação, tem se expandido pelo Brasil afora.

Está cada vez mais comum escutarmos o termo “franquia”. Existem muitas redes espalhadas por todo o país, como por exemplo: McDonald’s, SubWay, Burger King, Boticário,etc. O sistema de franquia consiste no acordo entre o franqueador (detentor de uma marca) e o franqueado(autorizado a explorá-la). Nesse modelo, o franqueador cede ao franqueado alguns direitos como: o uso da marca, sua comercialização, assim como o sistema de operação e gestão da empresa. O franqueado deve manter o padrão da marca e remunerar a franqueadora pela concessão dos direitos adquiridos.

Em linhas gerais, podemos dizer que o sistema de franquia é um bom negócio para ambos os lados, pois o franqueador consegue expandir sua marca tendo um parceiro nos investimentos. Já o franqueado, apesar de não ter total liberdade em seu negócio, corre menos riscos, pois investe seu capital em uma marca que já demonstrou bons resultados no mercado. Além do mais, a experiência tem comprovado que as franquias que dão certo são aquelas em que o franqueado “veste a camisa” da empresa e trabalha pela marca, encarando como seu próprio negócio.

Empório Essenza é uma empresa familiar de cosméticos, fundada em 2005. Quem vê, hoje, o sucesso da marca não imagina o trabalho e a perseverança da família ao longo desses anos para atingir o patamar atual. A idéia de criar produtos inspirados na natureza, principalmente nos vinhedos da serra gaúcha, veio para suprir uma área no mercado que estava desassistida. E o desenvolvimento de fórmulas de hidratação de qualidade, utilizando a uva e o vinho, foi o grande diferencial da marca.

Hoje, a Empório Essenza conta com: 20 funcionários, 14 franquias em 5 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo e Bahia) e mais de 1000 pontos de venda por todo o Brasil. Entende-se por ponto de venda as lojas de cosméticos, farmácias, entre outros, que não comercializam exclusivamente os produtos da empresa.

Em conversa com os irmãos e sócios Cássio Foresti, responsável pelas franquias e Patrícia Foresti Fattini, criadora dos produtos da empresa, compreende-se quanto trabalho e compromisso foi necessário para transformar um sonho em realidade. Hoje eles dão palestras para empresários e estudantes, motivando com sua história novos empreendedores. E, para dar força àqueles que estão pensando em abrir seu próprio negócio, transmito as palavras da Patrícia “apesar das dificuldades que temos para trabalhar no Brasil, quem tem vontade de empreender precisa acreditar no seu sonho. É necessário sair da zona de conforto e dar o primeiro passo. Depois as coisas vão acontecendo, a gente vai vencendo as dificuldades uma a uma e se realiza profissionalmente. Leva um bom tempo para começarmos a ter retorno. Mas tudo vale muito a pena”.

Leia Também O cão, o trigo e o Fusca Não incide IOF sobre fluxo financeiro em participação em sociedade “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” Solução para o atraso