Aritmomania

Postado por: Caroline Garcia Silva

Compartilhe

É um transtorno mental que pode ser visto como uma expressão do Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Este comportamento se torna uma verdadeira preocupação quando ocupam muito espaço na vida da pessoa e passa a atrapalhar, tanto a sua autoestima quanto seu convívio social. Caracterizado pela mudança exacerbada de humor, que se caracteriza por grande agitação, euforia, insônia, perda do senso crítico. O portador pode se sentir forçado a contar os degraus de uma escada, o número de letras em uma palavra, contar o número de azulejos em uma parede, o número de faixas pintadas em uma rodovia, sempre está relacionado a uma ação de contar algo. Sente que é necessário efetuar determinada ação em certo número de vezes de modo a prevenir uma calamidade.

Os distúrbios têm seus sintomas aliviados com terapia e medicamentos, que além de diminuir o sofrimento, a pessoa passa a levar uma vida normal.

 

Leia Também Falecimento de titular de firma individual causa a extinção da execução fiscal Treinamento psicológico e o efeito no grupo A ciência como ferramenta para a sabedoria Quebra-molas são permitidos, “em casos especiais”