Salzburg Beetle – o Fusca campeão dos rallyes

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Na década de 60, a divisão Porsche sediada em Salzburg, na Áustria, já era famosa nos circuitos de velocidade da Europa. Seus carros, os “Austro Vees”  se tornaram vitoriosos em praticamente todos os campeonatos que disputaram, inclusive os campeonatos de protótipos. Em 1970 veio a coroação, quando a equipe venceu as 24 Horas de Le Mans com o Porsche 917.

Contudo, já em 1971, mesmo com todo o sucesso nas pistas, a Porsche Salzburg resolveu abandonar o asfalto e partir para a poeira dos rallies europeus. Para isso, deixaram de lado seus carros esportivos e criaram um dos Fuscas mais incríveis já produzidos, o Salzburg Beetle.

Esse Fusca era bem diferente dos Fuscas a venda nas lojas da Europa. Os modelos escolhidos foram os 1302S e 1303 (que nunca foram produzidos no Brasil), mas com algumas modificações e preparações que lhe fizeram muito bem.

O motor era o velho boxer refrigerado a ar de 1600 cc que entregava modestos 52 cv (o mesmo que foi fabricado no Brasil a partir de 1974). Mas com uma preparação forte que incluía novos carburadores, coletores e uma série de ajustes, o motor passou a quase 130 cv. Uma transmissão manual de 4 marchas de relações mais curtas, desenvolvida especialmente para o modelo (substituída mais tarde por uma de 5 marchas do irmão Porsche), associada com pequenas modificações na suspensão e pneus especiais completavam o conjunto mecânico.

Nessa configuração os Salzburg Beetles disputaram todo o circuito europeu de rallies, de 1971 a 1973, vencendo na Áustria em 1972 e em Janner, Elba e Acropolis em 1973.

Para 1974 tudo estava pronto para mais uma campanha vitoriosa nas trilhas e estradinhas do interior europeu. A marca planejava inclusive produzir para venda unidades com a configuração do Salzburg Beetle, mas a crise do petróleo e o lançamento do VW Golf sepultaram os planos da equipe austríaca,

O link a seguir é de um vídeo antigo, disponível no You Tube, mostrando o Salzburg Beetle em ação, a equipe nos bastidores e um pouco das provas que disputavam.

https://youtu.be/Ac96nslFOg4

Uma parte especial do vídeo é uma camera on-board durante um percurso em meio a uma floresta. Sensacional.

Aqui no Brasil, embora as provas de rallies estejam cada vez mais raras, o Fusca sempre marcou território, principalmente na década de 80, com os modelos modificados com os kits “Baja” e mesmo com modelos originais preparados para o off-road, como o Fusca 138 do nosso amigo e sócio do PFFC, Jones Gonçalves, de Passo Fundo.

Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito