Os efeitos da beterraba no desempenho esportivo

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

A beterraba é um vegetal, consumida como acompanhamento das refeições, cozida ou crua, em sopas, saladas e sucos. Possui propriedades importantes para a saúde como função antioxidante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva e hipoglicemiante e ajuda no desempenho esportivo.

É excelente fonte de carboidratos (energética), fibras, ferro, potássio, sódio, magnésio, vitamina C, nitrato (também encontrado em folhas verdes) seu corante  que é natural, bioativo e presente no vegetal com função antioxidante e anti-inflamatória. Estudos apontam que este pigmento tem correlação com redução da fadiga muscular e aumento da força.

O nitrato presente na beterraba é metabolizado no organismo, convertido primeiramente em nitrito e posteriormente em óxido nítrico. O pico de sua concentração no sangue se dá em uma a duas horas após a ingestão. O óxido nítrico provoca relaxamento do músculo liso da camada interna dos vasos sanguíneos, gerando vasodilatação (aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial) e broncodilatação.

Por isso tem efeito sobre a melhora da resistência  para atividades de corrida, futebol, ciclismo entre outros.

Pode-se fazer suco  misturando com frutas e coar para ser ingerido.

Boa energia......

Leia Também Reconhecer o erro, pedir perdão, sinal de grandeza! O Mecanismo! Pace Sistema elétrico do Fusca