Retiro para catequistas movimenta Sertão

Compartilhe
"Jesus, fonte de vida" foi o tema do Retiro para Catequistas que aconteceu no último sábado, 5, na paróquia São José, em Sertão. Baseado no texto de João 4, 4-38 - Jesus e a Samaritana -, um ícone Bíblico do processo da Iniciação à Vida Cristã, o retiro teve a participação de 40 catequistas que, através do Evangelho, deixaram-se iluminar pela mensagem de Jesus. 

Ensinamento
Através do texto, o encontro proporcionou a reflexão a respeito das necessidades do catequista. "O Senhor ofereceu à samaritana aquilo de que ela precisava porque ela fazia parte de um povo excluído, oprimido e rejeitado. Rejeição, humilhação e desprezo fazem parte da nossa vida. Também passamos por isso, mas precisamos fazer uma experiência de saciar a sede com a Água Viva que Jesus nos oferece", coloca Mirte Santina, coordenadora de catequese na Arquidiocese. Ela acrescenta, ainda, que o propósito de Jesus segue sendo o mesmo. "No texto, o Seu propóstio era salvar aquela mulher. E esse também é o propósito d’Ele para os catequistas", complementa. 

Vivência e aprofundamento
A proposta do retiro foi, essencialmente, utilizar a leitura da samaritana para oportunizar formação. "O Evangelho apresenta que a samaritana começou, então, a entender o Senhor e pediu que Ele lhe desse dessa Água. Nós também dizemos: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água.” (Jo 4,15)", acrescenta Mirte. Assim, a partir da leitura, os catequistas puderam partilhar vivências e experimentar um dia de aprofundamento, meditação e fortalecimento da fé. "Foi um dia de convivência, de bênçãos e de graças, buscando conhecer e optar por Jesus, fazer uma experiência pessoal com Jesus Cristo, rezando a história pessoal, contemplando a profundidade das relações do cotidiano e percebendo, através da experiência do Deus Criador, o sentido da vida. Com certeza, o retiro vai animar e impulsionar a caminhada no processo da Iniciação à Vida Cristã na catequese, na comunidade, na nossa Igreja", conclui a coordenadora

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Leia Também Geraldo Alckmin é eleito presidente nacional do PSDB Papa no Angelus: Maria, único “oásis sempre verde” da humanidade Na solenidade da Imaculada Conceição, Papa reza o Angelus com os fiéis As bênçãos da Imaculada Conceição!