Chama Crioula é acesa em Mostardas

Compartilhe

As comemorações dos Festejos Farroupilha de 2017 no Rio Grande do Sul começaram nesta sexta-feira, com o acendimento da  Chama Crioula, no município de Mostardas.  Neste sábado, haverá a distribuição das centelhas para as 30 Regiões Tradicionalistas do estado. 

O acendimento  contou com a presença de autoridades e representantes tradicionalistas. Posteriomente a Chama foi levada da localidade de São Simão em cavalgada até o parque de rodeios do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros do Litoral.

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, aproveitou o momento da solenidade para tentar revigorar o sentimento de valorização da cultura e da identidade regional. "Talvez esse universo que esteja a nossa volta conspire para mergulharmos nessa profunda reflexão, não simplesmente um ato de relembrarmos temporariamente um momento histórico da nossa querida Revolução Farroupilha. As mesmas causas daquela revolução hoje servem para, quem sabe, fazer uma nova revolução. Mas não com armas, uma revolução de ideias, de conceitos, de posturas que nós temos que ter perante a sociedade", declarou.

A solenidade oficial de distribuição para as entidades ocorre a partir das 10 horas neste sábado, sendo que em seguida será realizado um almoço para os tradicionalistas presentes.

A chegada à área da Sétima Região Tradicionalista está marcada para o início de setembro. De 08 a 10 do próximo mês será realizado o II Rodeio Artístico do Planalto, no Parque de Rodeios da Roselândia, com realização da Fundação Cultural Planalto e apoio da Sétima Região Tradicionalista.

Leia Também Tudo preparado para o sucesso do 2° Canto Galponeiro Segundo Canto Galponeiro começa na próxima quinta-feira CTG Moacyr da Motta Fortes vence a 1ª Reculutinha Dança Criança Seara da Canção Gaúcha rumo à vigésima edição