Pipoca: salgada ou doce? Mas com muitos antioxidantes

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Sempre é uma pergunta: Pipoca faz bem ou não?

Estudos mostram grandes benefícios da pipoca por conter fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio e seu consumo pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Atualmente há pesquisas que mostram que a pipoca pode conter mais antioxidante e ser eficiente ao sistema imunológico como muitas frutas e hortaliças.

No entanto a forma como é consumida pode  anular os seus  benefícios. O  limite como um alimento saudável termina quando começa a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados ou outros aromas e coberturas sobre ela.

 O calor é tudo o que o milho de pipoca precisa para estourar, por isso evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar no teor de polifenóis presentes na casca da pipoca??.

Uma porção de pipoca contém alto índice de antioxidantes chamados polifenóis. Ao consumir pipoca você ingere de 200 a 300 miligramas de antioxidantes de um total de dois gramas de polifenóis que devem ser ingeridos por dia. Cerca de treze por cento do total ideal.

A quantidade de polifenóis encontrada na pipoca é de 300 miligramas por porção. E seu valor energético em uma xícara de milho estourado sem óleo é em média 50 kcal.

Controle e equilíbrio no consumo favorecerá o benefício de suas propriedades sem que ocorra ganho de peso.

Leia Também Ministério da Saúde libera recursos para o Qualifar-SUS Alimentos ricos em Potássio Nossa Senhora da Conceição Advento: Esperar com esperança