A chama que aquece o Rio Grande

Postado por: Isadora Fochi

Compartilhe

Nos últimos dia 11 e 12 de Agosto, ocorreu em Mostardas um dos atos mais significativos para o tradicionalismo gaúcho: o Acendimento da Chama Crioula que irá aquecer, principalmente, nossos Festejos Farroupilhas. A cidade de Mostardas é o berço do primeiro filho de Anita e Giuseppe Garibaldi, Menotti, único filho do casal que nasceu em solo rio-grandense. Por representar um importante marco histórico, em memória também desses heróis, a cidade de Mostardas acolheu o evento, que tem, como patrona dos festejos farroupilhas, a escritora Elma Sant’Ana.

A Chama Crioula é anualmente acessa e distribuída às regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, e também fora dele, como ocorreu em Mostardas, onde tradicionalistas do estado vizinho, Santa Catarina retiraram a sua centelha deste fogo simbólico. A Chama Crioula representa a história, tradição e a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo dos séculos. Ela foi gerada pela primeira vez no ano de 1947, quando João Carlos Paixão Cortes retirou uma centelha da Pira da Pátria, antes da mesma ser extinta no dia 7 de Setembro, e acompanhado de Cyro Dutra Ferreira e Fernando Machado Vieira a conduziu até o Colégio Júlio de Castilhos, onde permaneceu até ser extinta no dia 20 de Setembro com o primeiro baile gauchesco no Teresópolis Tênis Clube.

Hoje, em um momento em que o Movimento Tradicionalista Gaúcho passa por um tempo de reflexão e ao mesmo tempo completa os 70 anos da nossa Chama Crioula deve-se buscar no significado do fogo que arde dentro do coração de cada tradicionalista os valores que alimentam o Movimento. O próprio fogo em si é um princípio criador por excelência, símbolo de energia, entusiasmo, purificação, espiritualidade e ardor, que façamos deste ardor que é a cada ano alimento pelo acendimento da nossa querida chama crioula, o combustível para encaminhar o futuro do nosso amado Rio Grande, assim como Giuseppe, Anita, Menotti e Paixão encaminharam-no para nós.

 

Leia Também William II Elo passado-presente-futuro Sujeito descansado Maneiras de usar o floral nesse verão 2018