Como engordar porcos?

Postado por: Adalíbio Barth

Compartilhe

Nos tempos passados, a criação e a engorda de porcos era bem mais difícil do que hoje, quando o sistema é integrado, com o fornecimento da ração por parte de empresa grande, com toda assistência medicinal.

Geralmente o sistema de engorda obedecia aos rituais de antiga tradição, fruto de um experimentalismo que era cultivado de geração em geração.

Todavia, em certo local havia até um “benzedor” que garantia o sucesso da engorda, rompendo com o tradicional sistema de engorda, herdada dos an­tepassados. Depois da reza, deixava algumas dicas até a próxima visita:

- Trate cinco espigas de milho por dia, para cada porco. E aqui, nessa altu­ra do cocho, crave um prego, porque a água não deve passar daqui. Mantenha sempre a água somente até esse prego. Passe todos os dias o esguicho de água em toda pocilga e feche bem os buracos do chiqueiro, para que o milho não possa cair junto ao esterco.

Depois de um mês, o famoso rezador voltava para conferir o andamento das recomendações deixadas. Parabenizava o criador exemplar, classificando-o de modelo para todos os criadores. Aumentava o número de espigas para cada porco, observava a altura certa da água, que não devia baixar do prego fincado no cocho.

A vizinhança toda vinha pegar o endereço do benzedor, porque a engorda dos porcos era visível. E comentavam a rara sorte do vizinho na engorda de porcos. 

Leia Também William II Elo passado-presente-futuro Sujeito descansado Maneiras de usar o floral nesse verão 2018