O papel do biólogo na sociedade. 3 de setembro, dia do Biólogo!

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

No dia 03 de setembro é comemorado o dia do biólogo, uma das mais belas profissões que estuda a vida em suas diferentes formas. Suspeita a falar por ser bióloga e amar o que faço, entendo que esses profissionais merecem todo reconhecimento. A data é celebrada em homenagem ao decreto lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979, que regulamenta a profissão de biólogo no Brasil e cria os Concelhos Federais e Regionais de Biologia no território federal.

Muitos escolhem fazer a faculdade de Ciências Biológicas porque em algum momento se identificaram com as diversas áreas em que um biólogo pode atuar. A profissão tem uma visão multidisciplinar e sistêmica que capacita e forma um profissional qualificado para atuar em várias frentes, como a biotecnologia, biodiversidade, genética, saúde, produção, meio ambiente, como professores e outras.

Em relação à atuação do biólogo na área ambiental, pode-se dizer que o campo é imenso e o mercado de trabalho promissor, dentro e fora do Brasil. Se destaca o profissional que segue com a busca incessante pelo conhecimento, não pensando apenas tecnicamente, mas sim de forma a contribuir com a sociedade, valorizando seu trabalho sem se preocupar com a competividade, mas sim com o valor gerado pelos seus resultados profissionais.

Seja como funcionário ou empreendedor, a profissão do biólogo é fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades, seja através da elaboração ou avaliação de projetos, cumprimento de normas e legislações que priorizam o cuidado pela vida, a preservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a preocupação social de forma equilibrada.

Aos futuros biólogos, fica a recomendação da realização de estágios em setores o qual pretende atuar, isso porque após receber o diploma é que a jornada começa para aqueles que seguem na profissão. Aproveitar bem o momento da graduação, explorando o conhecimento dos grandes professores que o curso oferece, não fará com que a jornada seja mais leve, mas certamente fará com que o aluno saia seguro e confiante para atuar em um mercado extremamente desafiador.

Parabéns a todos os biólogos!

Leia Também Intervenção psicopedagógica em crianças com dificuldades de aprendizagem Uma sociedade doente! Graças à bateria estragada Doenças psicossomáticas