Brócolis : Um aliado contra a rinite alérgica

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Com o início da primavera, convivemos com a cidade florida, colorida e perfumada, mas infelizmente todas essas qualidades não favorecem quem sofre com alergia respiratória, principalmente a rinite alérgica.

Milhões de pessoas sofrem desse mal, e tentam tratar ou aliviar os sintomas das mais diversas formas possíveis. Uma das formas mais eficientes de tratamento, inclusive, é através de uma alimentação diferenciada, que pode aliviar os efeitos e ainda proteger o organismo contra outras formas de alergias.

Muitos estudos reforçam a importância de uma alimentação equilibrada contendo elementos antioxidantes para melhorar a ação do sistema imunológico, incluindo: mel, gengibre, produtos contendo ômega 3, vitamina C, vitamina E, vitamina D, dentre outros.

Mas o que há de novo ao combate da renite alérgica está na ingestão de brócolis. Pesquisadores da Universidade de Los Angeles descobriram que o brócolis tem uma enzima denominada Glutationa S – transferase (GST), um potente elemento antioxidante que protege a mucosa nasal impedindo a ocorrência da renite. Essa substância nós produzimos endogenamente, mas podemos reforça-la com a ingestão mais concentrada.

O broto de brócolis é o alimento que mais concentra a ação dessa substância, podendo também ser obtida através de suplementação.

Esses pesquisadores identificaram que crianças com asma possuem diminuição a concentração de GST no organismo. Portanto são mais susceptíveis as crises alérgicas.

Em períodos de crises agudas reforçarem a alimentação com sucos vitaminados é uma ótima alternativa.

 

Leia Também Psicastenia Homenagem a clubes da cidade gera polêmica A mais equilibrada Série Prata dos últimos anos O que evitar quando há retenção de líquidos?