Passo-fundense no pódio da Maratona de Punta Del Este

Compartilhe

O maratonista passo-fundense Vinicius Bernardon da Silva (30) subiu ao pódio da 10ª Maratona Internacional de Punta Del Este, no Uruguai, na manhã do último domingo (10). Ele foi o 2ª colocado geral masculino na corrida de 42 km, estabelecendo o tempo de 2h28min38seg. A maratona reuniu cerca de 5 mil participantes de 17 países nas ruas da cidade uruguaia nas provas da maratona (42km), da meia maratona (21 km) e dos percursos de 10 e 5 quilômetros.

O primeiro pódio internacional é resultado de mais de 15 anos de treinos diários e de cerca de 140 provas realizadas desde os 14 anos de idade. Até o 2015, dividia seu tempo entre os treinos e o trabalho com reciclagem de materiais, mas depois de excelentes resultados em maratonas, recebeu o apoio da Fasurgs, instituição de ensino superior que lhe concedeu um emprego e uma bolsa para cursar a faculdade de Educação Física.

Vinícius vinha se preparando há três meses para essa prova, correndo entre 140 e 150 km por semana. Além da rotina dos treinos, o atleta apoiado pela Fasurgs, trabalha e o cursa Educação Física. “A prova foi difícil do primeiro ao último quilômetro. Tinha muita chuva e vento. Corri percursos bem diferentes, com trechos na cidade, à beira mar e até dentro da mata fechada. Foi a minha primeira prova internacional e com um resultado muito bom”, comemora.

Segundo o professor Leandro Costa, da M&C Assessoria Esportiva, responsável pelo treinamento do atleta, a chuva e os ventos intensos durante a prova prejudicaram o rendimento dos atletas. “Trabalhamos muito nas últimas semanas a estratégia de prova com o Vinicius, sendo que as orientações em relação ao vento e a chuva momentos antes da largada foram fundamentais. No sexto quilômetro percebi que ele faria uma grande corrida, pois transmitia concentração e serenidade. Vinicius trouxe um excelente resultado para nossa cidade”, comenta o treinador que também acompanhou outros 30 atletas na competição.


Classificação Geral:

1º Julio Cezar Moreira - Brasil - 2:26.15

2º Vinicius Bernardon da Silva - Brasil - 2:28.38

3º Nicolás Ternavasio - Argentina - 2:31.37

4º Daniel Da Silva - Brasil - 2:39.35

5º Walter Jacob - Argentina - 2:39.39

 

Foto: Márcio Rodrigues



ACOMPANHE A ENTREVISTA DE VINÍCIUS NO PROGRAMA PANORAMA GERAL, COM LUIZ CARLOS CARVALHO, NA RÁDIO PLANALTO:

Entrevista na Rádio Planalto

Leia Também Basquetebol: master da ABPF disputa Copa RS Zambonatto confirma três novos jogadores do Esporte Clube Passo Fundo Grêmio em vantagem na final da Libertadores Passo Fundo Futsal decide não recorrer e projeta time ainda mais forte em 2018