HSVP no Congresso Brasileiro de Cirurgia Buco-maxilo-facial

Compartilhe

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, esteve representado no Congresso Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (Cobrac), em São Paulo pelo Cirurgião e Traumatologista Buco-maxilo-facial Dr. Renato dos Santos, que na oportunidade apresentou dois trabalhos científicos de pacientes operados na instituição. Os estudos foram apresentados em forma de Pôsteres Digitais e concorreram a premiação do evento.

O primeiro trabalho apresentado expôs uma ressecção de lesão de boca, de um tumor de glândula salivar menor alocado na região de bochecha interna. A evidência científica exposta representava um caso raro dentre os tumores de boca com potencial de cancerização, concretizando a importância da exposição ao meio científico. O segundo trabalho apresentado abordou a reabilitação de um paciente vítima de acidente automobilístico com múltiplas fraturas faciais. “O tema enfatiza a preocupação em reabilitar o paciente com acometimento facial, já que a face é a identificação humana e comporta grande funcionalidade para o organismo, dentre os quais se alimentar, falar e respirar, essenciais para vida humana”, evidenciou o especialista, pontuando ainda que, foram abordadas o manejo multidisciplinar envolvido no paciente fraturado assim como as tomadas de conduta.

As duas cirurgias buco-maxilo-faciais dos casos apresentados foram realizadas pelo Dr. Renato e os pacientes seguem em acompanhamento pós operatório no Ambulatório de Especialidades do SUS. “A cirurgia deve ser entendida como pré, trans e pós operatória, como se fosse uma história tendo início, meio e fim” exemplificou o cirurgião, em relação à importância do acompanhamento pós operatório no sucesso dos tratamentos. “É fundamental levar o cotidiano ao meio científico, onde faz se aprender e estimular cada vez mais as melhorias advindas dos desafios diários”.

Leia Também Hemocentro de Passo Fundo convoca doadores de sangue HSV promove Mateada da Prematuridade neste domingo Hospital da Cidade presente no HEMO 2017 Ações do Cluster em Saúde são debatidas