HSVP no Congresso Brasileiro de Cirurgia Buco-maxilo-facial

Compartilhe

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, esteve representado no Congresso Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (Cobrac), em São Paulo pelo Cirurgião e Traumatologista Buco-maxilo-facial Dr. Renato dos Santos, que na oportunidade apresentou dois trabalhos científicos de pacientes operados na instituição. Os estudos foram apresentados em forma de Pôsteres Digitais e concorreram a premiação do evento.

O primeiro trabalho apresentado expôs uma ressecção de lesão de boca, de um tumor de glândula salivar menor alocado na região de bochecha interna. A evidência científica exposta representava um caso raro dentre os tumores de boca com potencial de cancerização, concretizando a importância da exposição ao meio científico. O segundo trabalho apresentado abordou a reabilitação de um paciente vítima de acidente automobilístico com múltiplas fraturas faciais. “O tema enfatiza a preocupação em reabilitar o paciente com acometimento facial, já que a face é a identificação humana e comporta grande funcionalidade para o organismo, dentre os quais se alimentar, falar e respirar, essenciais para vida humana”, evidenciou o especialista, pontuando ainda que, foram abordadas o manejo multidisciplinar envolvido no paciente fraturado assim como as tomadas de conduta.

As duas cirurgias buco-maxilo-faciais dos casos apresentados foram realizadas pelo Dr. Renato e os pacientes seguem em acompanhamento pós operatório no Ambulatório de Especialidades do SUS. “A cirurgia deve ser entendida como pré, trans e pós operatória, como se fosse uma história tendo início, meio e fim” exemplificou o cirurgião, em relação à importância do acompanhamento pós operatório no sucesso dos tratamentos. “É fundamental levar o cotidiano ao meio científico, onde faz se aprender e estimular cada vez mais as melhorias advindas dos desafios diários”.

Leia Também HC sedia primeiro módulo do Curso Ombro Passo Fundo Pesquisa na UPF aponta novos caminhos para o combate à Hepatite E Oncologista do HC participa de evento sobre câncer de pulmão Multivacinação tem Dia D neste sábado