Eleições 2018

Postado por: Josué Longo

Compartilhe

Olá amigos! Hoje vou comentar sobre os possíveis cenários da política nacional, estadual e da nossa região para as eleições de 2018.

Em âmbito nacional tudo se encaminha para uma eleição muito disputada, com outras possibilidades, além da disputa frequente entre PSDB e PT. Tudo se encaminha para que também participem das eleições, o Senador do Paraná Álvaro Dias, pelo novo Partido (PODEMOS), o Deputado carioca Jair Bolsonaro, pelo PEN e o ex-ministro Ciro Gomes, pelo PDT. No PSDB tem a disputa interna entre o Governador Geraldo Alckmin e o Prefeito de São Paulo João Doria, que poderá até sair do partido para concorrer em outra sigla. No PT o candidato natural é o ex-presidente Lula. Como segunda opção, um nome forte é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Nesse cenário ainda tem a possibilidade de que Marina Silva, que concorreu nas duas últimas eleições, dispute pelo Partido Rede Sustentabilidade.

No Rio Grande do Sul, ainda há muitas especulações entre os principais partidos. O que podemos cogitar, por enquanto, é a candidatura do atual governador Sartori (PMDB) e do ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge pelo PDT. O PT discute internamente os nomes do ex-governador Tarso Genro e do ex-ministro Miguel Rosseto. O PP tem a sSenadora Ana Amélia, porém, ela já definiu que concorrerá ao Senado novamente. Dessa forma, ficam as seguintes possibilidades: a candidatura própria com o dep. federal Luis Carlos Heinze ou o atual prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pazin; apoiar a reeleição do Sartori ou coligar com o PSDB, que tem o nome do jovem e ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite como possível candidato. 

Pleiteando as dois vagas para o Senado deveremos ter os seguintes candidatos: Ana Amélia - PP,  Paim - PT, José Fortunati-PDT, Rigotto - PMDB e o passo-fundense Beto Albuquerque - PSB.

Já na nossa região, em 2014, elegemos oito deputados estaduais, sendo o melhor resultado de todos os tempos para Assembleia Legislativa. São eles: PCdoB - Juliano Roso, PDT - Basegio e Sossela, PMDB - Capoani e Zanchin, PTB - Santini, PP - Turra, PV - Reinelli. Além disso, elegemos dois federais: PTB - Ronaldo Nogueira e PMDB - Biolchi.

Votar em candidatos da região é fundamental para que possamos cobrar resultado na luta dos interesses regionais. Porém, não adianta apenas ocupar a vaga, precisa trabalhar e muito em prol das demandas da população. Por isso, fiquemos atentos acompanhando a atividade e o posicionamento dos nossos representantes. É o nosso dia a dia que está em o jogo nas eleições. Depois temos que passar quatro anos sofrendo as consequências de uma má escolha. E estamos vendo que ela pode doer muito, inclusive no nosso "bolso", com salários parcelados e aumento de impostos.

VOCÊ SABIA? 

Nossa região tem mais de 300 mil eleitores. As três cidades com maior número são: Passo Fundo com 141.851, Carazinho com  46.707 e Marau com 30.157.

Leia Também 11º Domingo do Tempo Comum. Programa Sustentabilidade Ambiental Empresarial será lançado pela ACISA Cuidado com o crime digital As pequenas ações