Governador Sartori (PMDB) x Professores

Compartilhe

Olá amigos! Na semana passada acompanhei o Deputado Estadual Sérgio Turra em uma reunião com um grupo de professores da Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, em Marau. Os educadores solicitaram a reunião para tratar da situação constrangedora pela qual a categoria está sendo obrigada a passar, em vista do parcelamento dos salários que o governo Sartori vem realizando desde o ano passado.

Confesso que foi um dos momentos mais tristes que vivi em todos esses anos de vida pública. Ouvir o relato de profissionais da educação, que por tantos anos dedicam suas vidas à tarefa de formar cidadãos de bem, contarem emocionados que não conseguem pagar suas contas de luz, aluguel, faculdade dos filhos. E que muitos estão pedindo dinheiro emprestado pra colocar comida em casa, tendo que, além de tudo, assumir os juros das contas atrasadas e dos empréstimos feitos no banco... Humilhação! Essa é a palavra que melhor traduz o relato ouvido naquele dia. Não posso deixar de mencionar que também vivencio esse drama de perto. Minha mãe, professora do estado aposentada, igualmente está passando por essa triste situação. E ainda posso falar com propriedade sobre toda a dedicação e carinho que ela colocou na tarefa docente por tantos anos. Infelizmente, não é com esse mesmo carinho que o trabalho dos nossos professores vem sendo retribuído pelo governo Sartori.

Circula na internet um vídeo, o qual inclusive recomendo que assistam, de uma jovem estudante chamada Cássia Nunes, do Colégio Diva Costa Fachin, em Cachoeira do Sul, que dá uma aula de cidadania na Câmara de Vereadores do município. Em sua fala, ela pede apoio à luta dos professores e chama a atenção do governador para a situação lamentável que eles estão passando. Assim como ela, muitas pessoas vêm demonstrando apoio e solidariedade à categoria, a fim de sensibilizar o governante. Mas, o que essa situação denota é que o governo Sartori não tem preocupação com a educação. Porque não é apenas a vida cotidiana dos professores que está em jogo. Sem a devida valorização e apoio à formação docente, como podemos cobrar que eles formem bons cidadãos e profissionais? Como podemos melhorar o futuro do nosso país senão investindo na educação? Como um governo que aumenta impostos, não cumpre nem sua obrigação básica com educação e segurança?

Fica registrada minha parceria e solidariedade aos professores. Estamos juntos nessa luta!

Leia Também Derrota e ensinamentos na Série Prata Alimentos que tiram a fome despesas de capatazia não entram no cálculo de Imposto de Importação Canudinho Plástico: Um problema que pode chegar ao fim