Por que aparecem aftas na boca?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

As aftas são pequenas lesões muito dolorosas que geralmente surgem na língua ou nos lábios e que podem ter diversas causas, mas que normalmente estão relacionadas ao consumo de alimentos muito ácidos ou devido a uma reação alérgica do organismo.

 Por isso, a primeira atitude que se deve ter ao tratar aftas é evitar o consumo deste tipo de alimento, pois diminui a irritação da ferida e permite fazer um tratamento mais rápido.

Muitas pessoas sofrem com esse problema recorrente e que de certa maneira influencia na sua qualidade de vida e bem-estar. Por outro lado, esses sintomas podem ser mediado pelas alterações do sistema imunológico.

Contudo, reforçar a saúde intestinal é fator relevante para amenizar esse agravo. Alimentos como pimentão, batata e tomate podem agravar o quadro clinico e aspecto da ferida e incluir iogurtes, contendo lactobacillus melhoram a resposta do organismo.

Para amenizar os sintomas pode-se fazer compressas de chá preto, ou água morna com sal , além disso controlar o stress também evita o problema.

Leia Também A segurança pública começa com justiça social! O Fusca da Chevrolet Nomofobia (vício em celular) O retorno da alfaiataria no office look