Romaria das Crianças é nesta quinta-feira

Compartilhe


A história de uma imagem que, há 300 anos, foi encontrada por pescadores pobres em meio às redes lançadas no Rio Paraíba é o foco da fé e da crença não apenas das 200 mil pessoas que, no último domingo, vivenciaram a Romaria de Nossa Senhora Aparecida, mas, também, daqueles que escolhem o dia 12 – data em que se celebra o encontro da imagem – para professar sua fé na padroeira do Brasil. Na Arquidiocese de Passo Fundo, a estimativa é que cerca de 10 mil pessoas devam passar pelo Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida nesta quinta-feira. 

Para recebê-las, o Santuário estará aberto e com uma programação que envolve, na parte da manhã, celebrações dedicadas às famílias às 8h e às vocações às 10h. Na parte da tarde, a Romaria das Crianças, que é organizada pelas coordenações de catequese da área de Passo Fundo e pelo Santuário, inicia às 14h e será realizada no ginásio. A ação consiste em uma Celebração da Palavra, presidida pelo arcebispo dom Rodolfo Weber, com apresentações teatrais e, também, uma caminhada ao redor do espaço. “Serão feitas dramatizações da história de Nossa Senhora Aparecida e da Maria bíblica. Essa proposta ajuda a congregar e trabalhar o público das crianças e das famílias”, inicia o padre Daniel Feltes, reitor do Santuário. “Maria é mãe e, neste dia, acolhe a todos como filhos”, completa.

 

Depois da Romaria das Crianças, acontece, às 16h, a Missa dos Devotos, última celebração do dia. Durante as atividades, estarão sendo comercializados pão com linguiça, cucas, água e refrigerantes.

 

Romaria reuniu 200 mil fiéis
Realizada no último domingo, 8, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida reuniu cerca de 200 mil fiéis sendo, assim, a maior já realizada até então. Com o lema “300 anos de bênçãos e de graças”, a tradicional romaria, que é a segunda maior do país em homenagem à santa, envolveu os movimentos e pastorais da Arquidiocese e, também, a comunidade devota à Nossa Senhora.


Programação e avaliação

Além das atividades no Santuário, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida vai realizar missas às 9h, às 10h30 e às 18h. Já a programação da Romaria segue nos próximos domingos com a Romaria dos Motociclistas, dos Ciclistas e dos Cavaleiros. Também, a equipe de coordenação da Romaria disponibilizou um link para que os romeiros avaliem os serviços prestados. A avaliação pode ser acessada aqui: https://goo.gl/forms/VsFf39n45lKLNThU2.

PROGRAMAÇÃO

12 de outubro
08h00: missa das famílias
10h00: missa vocacional
14h00: Romaria das crianças
16h00: missa dos devotos

 

15 de outubro
Romaria dos Motociclistas | benção às 9h30min

 

- 22 de outubro
Romaria dos Ciclistas | benção às 9h30min

 

- 29 de outubro
 Romaria dos Cavaleiros | benção às 9h30min

 

- 12 de novembro | 16h
Ação de Graças aos voluntários e colaboradores em geral da Romaria

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

Leia Também Geraldo Alckmin é eleito presidente nacional do PSDB Papa no Angelus: Maria, único “oásis sempre verde” da humanidade Na solenidade da Imaculada Conceição, Papa reza o Angelus com os fiéis As bênçãos da Imaculada Conceição!