Como está a sua saúde?

Postado por: Jéssica Limberger

Compartilhe

Quando você ouve a palavra “saúde” quais pensamentos surgem na sua mente? Talvez muitos de nós pensamos na nossa saúde física: se estamos acima do peso, se nossos exames de rotina estão adequados, se alguma dor está nos incapacitando.  A boa notícia é que a saúde vai muito além disso. Para a Organização Mundial da Saúde, estar saudável não é apenas a ausência de alguma doença, mas sim a conexão entre o bem-estar físico, mental e social.

A busca pela saúde acontece diariamente, a partir das nossas escolhas, que influenciam o nosso bem-estar. Assim como escolhemos manter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos no nosso dia a dia, também podemos incluir cuidados que contribuam com a nossa saúde mental: reconhecermos os nossos sentimentos, estarmos atentos ao presente, dedicar tempo às pessoas que são importantes na nossa vida e nos envolvermos com atividades prazerosas.

Na medida em que nos comprometemos com a nossa saúde física e mental, temos maior qualidade de vida. Além disso, realizarmos atividades que nos fazem felizes também tornam a nossa saúde mental mais satisfatória. Falando em felicidade, lá na década de 80, o psicólogo e pesquisador Michael Fordyce identificou 14 comportamentos que contribuem para que as pessoas sejam mais felizes:

1. Ser mais ativo e manter-se ocupado

2. Passar mais tempo em atividades sociais

3. Ser produtivo em um trabalho recompensador

4. Organizar-se melhor

5. Evitar preocupações desnecessárias

6. Diminuir as expectativas

7. Desenvolver um pensamento otimista

8. Situar-se no presente

9. Ter bom autoconhecimento, boa auto aceitação e boa autoestima

10. Desenvolver a sociabilidade e a extroversão

11. Ser autêntico

12. Diminuir as tensões negativas

13. Dar importância às relações íntimas

14. Valorizar e comprometer-se com a felicidade

Ao ler esses 14 hábitos, talvez você percebeu que ao praticá-los, sua saúde agradece. Talvez você se sentiu motivado para acrescentar alguns desses hábitos na sua vida ou quem sabe percebeu que são poucos os momentos de felicidade.

Por vezes, torna-se difícil praticar alguns desses comportamentos, principalmente quando estamos passando por dificuldades. Todo dia, inúmeras pessoas lutam em silêncio contra as suas tristezas, seus traumas e seus medos. Tais lutas não necessitam ser enfrentadas sozinho, pois profissionais como o psicólogo, estão capacitados para ouvir e compreender a situação pela qual a pessoa está passando, utilizando técnicas que irão contribuir na mudança de hábitos e no bem-estar.

Da mesma forma como buscamos um dentista quando estamos com dor de dente, temos o direito de buscar um psicólogo quando estivermos com dificuldades. Sempre é bom lembrar que quem vai ao psicólogo não possui necessariamente algum transtorno, mas busca lidar com suas dificuldades de uma maneira mais eficaz.

Que estejamos comprometidos com a nossa saúde, atentos ao nosso bem-estar físico, mental e social. Que saibamos que não estamos sozinhos e que pedir ajuda, além de ser nosso direito, é um ato de coragem.

 

 

Leia Também William II Elo passado-presente-futuro Sujeito descansado Maneiras de usar o floral nesse verão 2018