Tecnologia para o Dia a Dia

Postado por: Marcos dos Santos

Compartilhe

A partir desta sexta-feira, o professor de Ciências da Computação da IMED, Marcos dos Santos, publica um artigo semanal em nosso Portal. 

Você já parou para pensar quanto gasta com telefonia no dia a dia de sua empresa?

 Está é apenas uma das perguntas que deveriam ser feitas por empresários que almejam a lucratividade em seus negócios. O certo é que as tecnologias estão reformulando muito os métodos aplicados para comunicação entre empresas e funcionários, empresas e fornecedores e empresas e clientes. Aumentar a eficácia e diminuir os gastos é com certeza o objetivo principal das organizações. Mas aí surge a velha e boa pergunta, COMO FAZER ISSO?

Nesta coluna estaremos respondendo como resolver um problema que atormenta muitos administradores de empresa e ou mesmo usuários comuns, o custo com telefonia. Desde meados de 2003 uma empresa chamada “Skype Limited” desenvolvera uma ferramenta que tornou possível a comunicação entre pessoas por computador, como se o PC fosse um telefone, utilizando a tecnologia de VOIP, que é voz sobre IP, ou melhor, voz sobre a internet. Com custo ZERO, essa tecnologia acabou tornando a comunicação entre pessoas, que utilizam internet, muito mais eficaz. Com a melhoria da conexão, tornou-se possível também fazer chamadas entre computadores e telefones fixos e móveis, e agora com as redes 3g e 4g, é possível fazer ligações entre telefones por Skype.

Quando realizamos chamadas utilizando o meio Skype, como exemplo, computador para computador, ou celular com internet para celular com internet, o custo da ligação é ZERO. Óbvio que no uso de computadores para essa tarefa, é necessário ter um microfone e caixas de som, itens que praticamente acompanham o computador pessoal na hora da compra.

Agora quando realizamos ligações entre um meio Skype como o computador e um celular ou telefone fixo, o interessante é o custo. Com uma taxa de R$ 49,00/mês é possível fazer ligações ilimitadas a nível mundial, seja entre equipamentos digitais ou para telefones (fixos e celulares - https://secure.skype.com/pt/calling-rates?expo365=empty). Como o Skype não possui centrais municipais/estaduais, o custo é aplicado para todas as áreas DDD e DDI. Isso significa que uma ligação para sua própria cidade ou para outro país terá o mesmo custo. Incrível é saber que poucas empresas e mesmo pessoas físicas utilizam essa tecnologia no Brasil.

O Skype não passa de um software que é adquirido gratuitamente em diversos sites na web, porém sempre indicamos o fabricante http://www.skype.com onde as versões estão sempre atualizadas e é possível baixá-lo em diversos idiomas. Para a utilização dessa ferramenta em telefones celulares com suporte a essa tecnologia é necessário o download do aplicativo para o sistema operacional (Android ou IOS), também de forma gratuita.

Hoje o Skype além de ligações, também permite “videochamadas”, onde o usuário pode falar e visualizar a pessoa que está do outro lado da linha, bem como o envio de textos e arquivos.  Uma ressalva muito importante é que o Skype pode ser bloqueado para a internet, isso significa que ele funcionaria apenas no interior de sua empresa, onde sua rede estiver presente, eliminando assim o uso de ramais, e com alta qualidade, já que nossas redes na maioria são 100/1000 Mbps, muito mais rápido que a própria internet.

Em relação a vídeo chamadas, outra ferramenta gratuita tem tornado as reuniões com vídeo chamadas bem mais fáceis de serem configuradas, mesmo os membros estando conectados remotamente. A página https://appear.in/ oferece um sistema onde é possível criar uma sala e todos que possuírem o link podem acessar e conversar simultaneamente. Utilizando uma metodologia diferente do Skype, este software torna o seu navegador um cliente/servidor, descentralizando o serviço, o diferenciando do Skype. Além de ser bastante intuitivo e oferecer um serviço sem travamentos durante videoconferências (de acordo com a internet dos pares), permite compartilhar a tela do PC e não exige cadastro para utilização, tornado o processo bem mais fácil.

Fica a dica: para ligações use o SKYPE, para videoconferências, use o appear.

Leia Também 33º Domingo do Tempo Comum. O Enart, de novo! A importância de ter uma recepcionista/secretária preparada em seu consultório. Feito é melhor que perfeito