Tenho vontade de comer doces. O que devo fazer?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

 A maior parte da população sofre com um ponto fraco chamado “açúcar”, que interfere diretamente no seu estilo de vida. Aquela vontade absurda de comer algo doce depois do almoço ou no fim da tarde é muito comum, principalmente, entre o sexo feminino. A explicação para isso, porém, não é somente a tentação, mas sim uma necessidade fisiológica do organismo.

O desejo forte de comer doces, está diretamente ligado à baixa produção de serotonina, um hormônio neurotransmissor presente no cérebro, responsável por melhorar o humor e causar uma sensação de bem-estar.

A serotonina é produzida nas células do intestino, onde recebe alteração devido à ação de bactérias benéficas que temos no intestino.

Quando os níveis deste hormônio se encontram baixos em nosso organismo ou quando estamos tristes e ansiosos, sentimos a necessidade de ingerir doces e carboidratos, já que esses são responsáveis pela produção da própria serotonina. Por outro lado, quando as taxas dessa substância estão normais, atingimos mais facilmente a saciedade e maior controle sobre a ingestão de açúcares.

Entretanto, essa necessidade pode estar relacionada com algumas deficiências nutricionais como: vitamina B6, B9, B12, zinco, magnésio ou triptofano.

Procure:

1-                 Reduza a ingestão de açúcares aos poucos para normalizar a secreção de insulina;

2-                  Exercite-se: O exercício físico produz endogenamente a secreção serotonina;

3-                 Não pule as refeições: Isso fará com que o organismo tenha mais controle nas taxas de secreção de insulina e controle da glicose;

4-                 Consuma alimentos ricos em triptofano como: banana, aveia, castanhas, leite, lentilha;

5-                 Evite beber líquidos nas refeições;

6-                 Controle o sal e beba muita água durante o dia.

Aprenda a controlar a vontade por doces e conseguirá manter autocontrole sobre seus problemas.

Leia Também Governador eleito caindo na realidade Bolsonaro, 2019!!! Comer doce vicia? 560 mil quilômetros de histórias e contando